Notícia
Mota-Engil sobe 2% e dá ânimo ao PSI-20
A bolsa nacional está em alta pela primeira vez em três sessões, animada pela Mota-Engil, EDP Renováveis e BCP. Na Europa, o dia também começou com subidas ligeiras.
A bolsa nacional está a negociar em alta ligeira esta quinta-feira, 19 de dezembro, depois de duas sessões consecutivas de quedas, com o PSI-20 a valorizar 0,09% para 5.205,68 pontos. Das 18 empresas que formam o principal índice nacional, dez estão em alta, quatro em queda e quatro inalteradas.
Na Europa, os principais índices também seguem com ganhos moderados, com a forte subida da Volvo e dos setores mais defensivos a impulsionar. As ações da Volvo AB sobem quase 5% depois de a empresa ter chegado a acordo com a japonesa Isuzu Motors para formar uma aliança estratégica que vai incluir a vendada subsidiária UDTrucks, da Volvo, à Isuzu.
Por cá, os ganhos estão a ser impulsionados sobretudo pela Mota-Engil, EDP Renováveis e BCP. A construtora avança 2,02% para 1,974 euros, depois de a Bloomberg ter noticiado ontem que a China Communications Construction Co (CCCC), uma empresa chinesa de capital público, está a estudar a compra de uma posição minoritária no capital da empresa.
Já as ações da EDP Renováveis estão a ser animadas pelo anúncio de um novo contrato de 20 anos, na Grécia, para a venda de geração eólica na sequência de um leilão de energia. As ações da empresa liderada por Manso Neto sobem 0,60% para 10,14 euros.
Ainda na energia, a EDP avança 0,08% para 3,778 euros e a Galp Energia soma ligeiros 0,03% para 14,96 euros.
O BCP ganha 0,25% para 20,25 cêntimos.
Fora do PSI-20, destaca-se a Martifer, que dispara 4,5% para 39,5 cêntimos, depois de ter vendido a Martifer Renovables – que detém seis centrais solares em Espanha – à Finerge, num negócio avaliado em 23,5 milhões de euros.