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Maior agência de publicidade do mundo regista desvalorização mais forte em 20 anos
As acções da WPP estão a afundar mais de 11%, naquela que é a sessão mais negra da cotada desde 1998. Em causa estão os resultados de 2017, um dos piores da história da maior agência de publicidade do mundo.
As acções da WPP estão a deslizar 11,12% para 12,39 libras, tendo já afundado mais de 14,5% para 11,87 libras, o que corresponde ao valor mais baixo desde Outubro de 2014. A queda também é histórica, sendo a segunda maior de sempre, só superada pela registada em Outubro de 1998 (-15,3%), tendo em consideração variações de fecho.
A justificar este desempenho estiveram os resultados apresentados pela WPP, a maior agência de publicidade do mundo, de acordo com a Bloomberg.
As receitas da WPP, excluindo as aquisições e flutuações cambiais, caíram 0,3%, o que compara com um aumento anual médio de 5,5% nas últimas três décadas, realça a Reuters. A agência de informação americana realça que 2017 representa "um dos piores anos" para a WPP, especificando que só há outros quatro anos comparáveis: "2009, depois da crise financeira, 2001 e 2002 depois do "crash" das tecnológicas e em 1991, um ano marcado pela recessão britânica.
Além de reportar um dos piores desempenhos de sempre, a WPP revelou estimativas nada animadoras. Para este ano, a agência de publicidade prevê uma estabilização das receitas e um aumento dos lucros de cerca de 5%, quando a previsão anterior apontava para um aumento de 15%.
Martin Sorrell, presidente da WPP, diz que a perspectiva é deliberadamente cautelosa, de acordo com a Bloomberg.
No ano passado, a WPP acabou por se ver obrigada a rever em baixa as suas estimativas de receitas por duas vezes. Algo que deixou o CEO numa situação "embaraçosa", tal como o próprio assumiu perante uma conferência com analistas, de acordo com a Bloomberg.