Notícia
Lisboa desperta com ganhos. BCP sobe mais de 1%
O (ainda) único banco do PSI lidera as valorizações no arraque na sessão, apoiado pelo setor energético.
A bolsa de Lisboa abriu em terreno positivo esta terça-feira, com o índice de referência, o PSI, a subir 0,56% para 6.811,89 pontos, em linha com as praças europeias abertas a esta hora. Das 15 principais cotadas, apenas uma perdia, ainda que três se mantivessem inalteradas.
A liderar os ganhos estava o BCP, com uma valorização de 1,60% para 0,5622 euros. O banco mantém, assim, o bom desempenho, numa altura em que se aguarda a possível entrada do Novo Banco em bolsa, o que é visto pelos analistas como positivo para o BCP.
Desde que surgiram as primeiras avaliações do Novo Banco que três casas de investimento começaram a cobrir às ações do BCP. A existência de uma cotada "comparável" ao Millenium pode beneficiar as ações do banco, que é, desde 2018, o único representante do setor na bolsa de Lisboa.
O setor da energia também continua a valorizar, com a EDP Renováveis a avançar 0,94% para 8,005 euros, a casa-mãe EDP a ganhar 0,42% para 3,109 euros e a Galp a subir 0,62% para 15,51 euros, em linha com os preços do petróleo, que negoceiam em alta a esta hora. Já a REN registava uma valorização mais modesta, de 0,38%.
Ainda em alta nos primeiros minutos de negociação estavam a Navigator (+0,43%), a Sonae (+0,39%), a Nos (+0,35%), os CTT (+0,14%), a Semapa (+0,13%) e a Mota-Engil (+0,06%).
Jerónimo Martins, Ibersol e Corticeira Amorim mantinham-se inalteradas.
A única cotada em terreno negativo no arranque da sessão era a Altri, que perdia 0,25% para 6,105 euros, depois de a Renta 4 Sab ter revisto em baixa a recomendação de "comprar" para "manter". A mudança acontece após a
produtora de pasta de papel ter ultrapassado o preço-alvo definido pela casa de investimento espanhola na sexta-feira, quando cada ação chegou a valer 6,41 euros.
Notícia atualizada