Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Energia deixa PSI-20 pouco acima da linha de água. EDP toca máximos de 2008

A bolsa nacional fechou muito próxima da linha de água, valorizando ligeiramente. Em destaque esteve o grupo EDP.

A carregar o vídeo ...
13 de Janeiro de 2020 às 16:45
  • ...
A bolsa nacional encerrou a sessão desta segunda-feira, 13 de janeiro, com uma valorização de 0,04% para os 5.160,04 pontos, acumulando três sessões consecutivas de ganhos. Já os mercados europeus negociavam maioritariamente em terreno negativo na reta final da sessão. 

A nível internacional, os investidores esperam por saber os pormenores da 'fase um' do acordo comercial entre os EUA e a China. A assinatura do documento - cujo conteúdo ainda não é completamente conhecido - será esta quarta-feira, 15 de janeiro, com a presença do presidente dos EUA, Donald Trump, e o vice-primeiro-ministro Liu He.

Além disso, os investidores aguardam também pelo arranque da época de resultados relativa ao quarto trimestre de 2019 nos EUA. Esta semana é a vez de cotadas como o Citigroup, JPMorgan Chase, UnitedHealth Group e Goldman Sachs. 

"O dia de hoje constitui, de certa forma, uma transição entre a semana passada (dominada pelos temas geopolíticos) para a presente semana (em que o tema central será a época de resultados nos EUA)", explicam os analistas do BPI no comentário de fecho. 

Em Lisboa, 11 cotadas subiram e 7 desceram. Um dos destaques do dia é a EDP, que tocou em máximos de 2008 durante a sessão de hoje, ao subir 0,59% para os 3,893 euros e a EDP Renováveis que valorizou 1,16% para os 10,42 euros. Uma das notícias relacionadas com a empresa foi divulgada de manhã, antes da abertura de bolsa, quando a elétrica comunicou à CMVM que acordou a venda de energia de um projeto solar no Brasil.

Ainda nas subidas, a Jerónimo Martins valorizou 0,47% para os 15,125 euros. Já nas descidas foi o BCP a destacar-se com uma queda de 0,98% para os 20,22 cêntimos. 

A Galp Energia desceu 0,57% para os 15,565 euros num dia em que o petróleo desce mais de 1% enquanto os CTT desvalorizaram 0,85% para os 3,252 euros. Na semana passada, a cotada dos correios chegou a tocar num máximo de um ano.

Fora do PSI-20 destaca-se a Martifer, que valorizou 6,03% para 42,2 cêntimos depois de ter anunciado (após o fecho da sessão de sexta-feira) que ganhou um contrato, no valor de 286,7 milhões de euros, para a construção de mais quatro navios para a Mystic Cruises, do empresário Mário Ferreira.

Nota também para a Novabase que valorizou 3,11% para os 2,65 euros um dia antes de começar o seu programa de recompra de ações próprias. 

(Notícia atualizada às 16:55 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais PSI-20 bolsa praça nacional
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio