Notícia
Bolsas asiáticas sobem em dia de feriado no Japão
Os principais índices bolsistas da Ásia seguem em alta, num dia em que no Japão é feriado pelo que não há negociação bolsista. Os índices estão a reflectir as notícias de que Lawrence Summers não vai concorrer à presidência da Reserva Federal (Fed) dos EUA, o que alivia os receios em torno de uma política mais restritiva por parte da autoridade monetária.
O MSCI Ásia Pacífico sobe 1,4%, num dia marcado pelo feriado no Japão.
Lawrence Summers foi um dos três nomes mencionados pelo Presidente dos EUA, Barack Obama, para liderar a Fed. Contudo, a perspectiva de Summers ser presidente da autoridade estava a deixar os investidores algo nervosos, já que a previsão era de que este responsável apertasse as regras da política monetária, pelo menos mais do que um dos outros candidatos, Janet Yellen. O mandato de Ben Bernake, actual presidente da Fed, termina a 31 de Janeiro do próximo ano.
E isto numa altura em que se prevê que a Fed anuncie um corte dos estímulos económicos já esta semana, reduzindo a compra de obrigações dos actuais 85 mil milhões de dólares por mês.
Esta semana, será a reunião da Fed a marcar o passo nos mercados financeiros. Corta ou não os estímulos económicos? Uma resposta que só se saberá no dia 18 de Setembro, a próxima quarta-feira. Um inquérito da Bloomberg aponta para que os economistas acreditam no anúncio de uma redução de 10 mil milhões de dólares para 75 mil milhões por mês.