Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BES, Galp e JM deixam bolsa isolada nas perdas

Desistência de Lawrence Summers da corrida à presidência da Reserva Federal animou os mercados accionistas mundiais. Lisboa foi excepção, com o PSI-20 a ser penalizado por vários pesos pesados.

A carregar o vídeo ...
16 de Setembro de 2013 às 16:45
  • ...

A bolsa portuguesa fechou em terreno negativo, contrariando a tendência de ganhos das principais praças europeias, que foram esta segunda-feira animadas pela desistência de Lawrence Summers à presidência da Fed.

 

O PSI-20 caiu 0,69% para 6.018,3 pontos, com oito cotadas em alta e 12 em queda. Em Wall Street o Dow Jones ganha mais de 1% e nas praças europeias a maioria dos índices avança mais de 0,5%.


Lawrence Summers foi um dos três nomes mencionados pelo Presidente dos EUA, Barack Obama, para liderar a Fed. Contudo, a perspectiva de Summers ser presidente da autoridade estava a deixar os investidores algo nervosos, já que a previsão era de que este responsável apertasse as regras da política monetária, pelo menos mais do que um dos outros candidatos, Janet Yellen. O mandato de Ben Bernake, actual presidente da Fed, termina a 31 de Janeiro do próximo ano.

 

Este optimismo com a possibilidade da Fed ter um líder menos agressivo no corte das medidas de estímulo não foi suficiente para animar a praça portuguesa, que foi penalizada por vários dos seus pesos pesados.

 

O Banco Espírito Santos desvalorizou 3,05% para 0,826 euros, numa sessão com tendência mista no sector da banca e marcada pela queda dos juros da dívida pública portuguesa (cerca de 10 pontos base no prazo a 10 anos) no dia em que a troika iniciou a oitava e nova avaliação ao programa de ajustamento de Portugal. O Banco Comercial Português somou 1,03% para 0,098 euros e o Banco BPI caiu 0,32% para 0,926 euros.

 

Ainda a pressionar a praça portuguesa, a Galp Energia desvalorizou 1,67% para 12,68 euros e a Jerónimo Martins caiu 1,54% para 15,65 euros.

 

Nas telecomunicações o sinal também foi distinto, com a Zon Optimus a ceder 1,52% para 4,135 euros e a Portugal Telecom a avançar 0,78% para 3,235 euros. Os analistas do BESI decidiram manter a recomendação de “comprar” para a PT, ainda que tenham revisto em baixa o preço-alvo da operadora portuguesa de 4,7 euros para 3,9 euros por acção. O banco acredita que a empresa tem sido “exageradamente penalizada” devido às preocupações em torno da sua estrutura financeira e à perspectiva para a Telemar, onde a Oi se insere.

 

A Altri avançou 0,55% para 1,826 euros, depois do Santander ter elevado a recomendação da cotada para “manter”.

 

(notícia actualizada às 17h00 com mais informação)


Ver comentários
Saber mais bolsa PSI-20 banca Euronext
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio