Notícia
A semana em oito gráficos: Bolsas com pouco gás na Europa e petróleo em queda livre
As bolsas europeias registaram um movimento misto esta semana, ao passo que em Wall Street o saldo foi claramente positivo. Já o petróleo manteve a tendência de queda.
Saldo positivo para o Stoxx 600
PSI-20 recua 0,57%
Mota-Engil lidera quedas em Lisboa
SES com o melhor desempenho do Stoxx600
AMD anima S&P 500
Euro perdeu fôlego face ao dólar
Petróleo prossegue em queda
Diferença entre "yields" de Itália e Alemanha alarga
Numa semana mais curta na Europa, uma vez que os mercados estiveram encerrados na segunda-feira, as praças do "velho continente" tiveram um saldo misto. O Stoxx 600, índice que reúne as 600 maiores cotadas na região, registou um ganho de 0,50% para os 333,47 pontos na semana.
Também o alemão Dax ganhou terreno, mas praças como as de Madrid e de Lisboa ficaram no vermelho no cômputo das quatro sessoões.
O abrandamento na propagação do coronavírus e o aliviar de medidas de restrição por parte de alguns países foram factores que melhoraram a confiança dos investidores, mas, ainda assim, sem conseguirem sustentar todos os mercados acionistas.
Nos EUA, apesar de os principais bancos dos Estados Unidos terem reportado números negativos, com quedas de mais de 30% nos lucros, e embora o mercado laboral continue a dar sinais de deterioração, os três maiores índices bolsistas conseguiram um rescaldo semanal positivo.
No petróleo, a semana foi novamente de quedas, com a forte diminuição da procura a penalizar a matéria-prima em bolsa.