Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Norges Bank deixa de ter participação qualificada na Semapa

O fundo soberano da Noruega reduziu o número de acções da Semapa para menos de 2%, pelo que deixou de deter uma participação qualificada no capital social da empresa liderada por João Castello Branco.

A avaliação da Semapa é em grande parte determinada pela posição na Navigator, que apresenta boas perspectivas para continuar a ser um 'sólido' gerador de 'cash' nos próximos anos. A ex-Portucel deverá continuar com uma política de dividendos 'robusta',  o que ajudará à desalavancagem da Semapa.
Miguel Baltazar/Negócios
13 de Setembro de 2017 às 00:06
  • ...

O fundo soberano da Noruega, o Norges Bank, reduziu a participação que detém na Semapa, deixando assim de ter uma participação qualificada no conglomerado que opera nos sectores do papel e pasta de papel, cimento e ambiente.

 

Em comunicado divulgado esta terça-feira junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Semapa diz ter recebido várias notificações do Norges Bank.

 

Assim, de acordo com essa informação, no passado dia 6 de Setembro o fundo soberano norueguês passou a deter uma participação inferior ao limiar de 2% dos direitos de voto correspondentes ao capital social da Semapa, em virtude da redução da sua participação directa de 2,049% para 1,996% do capital social e dos direitos de voto, correspondentes a 1.622.421 acções. Isto depois de, a 25 de Agosto, ter superado esse limiar.

 

Depois, no dia 8 de Setembro aumentou a sua participação directa de 1,996% para 2,009% na Semapa, correspondendo a 1.632.442 acções.

 

Posteriormente, a 11 de Setembro, voltou a reduzir, desta vez para 1,962% do capital social e dos direitos de voto, correspondentes a 1.594.895 acções.

 

O Norges Bank deixou então de fazer parte do grupo de empresas que detêm participações qualificadas na Semapa: Sodim, Bestinver Gestión e Santander Asset Management España.


As acções da Semapa encerraram a sessão desta terça-feira a cair 0,89% para se fixarem nos 15,115 euros.

 

A Semapa lucrou 43,4 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, menos 8,3% que em período homólogo do ano anterior. Os cimentos contribuíram negativamente para os resultados da empresa de Pedro Queiroz Pereira.

Ver comentários
Saber mais Norges Bank Semapa Santander Asset Management España Bestinver Gestión
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio