Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Web Summit com impacto “tímido” na hotelaria

A taxa de ocupação dos hotéis em Lisboa aumentou 1 ponto percentual durante o Web Summit, enquanto o preço médio por quarto subiu 4%.

Pedro Catarino
16 de Dezembro de 2024 às 18:59
  • ...

A taxa de ocupação dos hotéis em Lisboa durante a  Web Summit deste ano subiu apenas 1 ponto percentual para 88% face ao ano passado, enquanto o preço médio por quarto registou um aumento de 4% para 221 euros, segundo um inquérito apresentado esta segunda-feira pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

Durante a apresentação do estudo, a CEO da associação, Cristina Siza Vieira admitiu que se trata de um crescimento "tímido quando comparado com outras edições". No entanto, explicou que  se tratam de dados indicativos uma vez que ainda não há estatísticas oficiais referentes ao mês de novembro deste ano.

"Para garantir a coerência e rigor na análise das respostas recebidas, a AHP trabalhou exclusivamente com a amostra de empreendimentos turísticos, que são seus associados, e que responderam aos inquéritos de 2023 e de 2024".

De acordo com o inquérito, 60% dos hoteleiros consideraram que a semana da Web Summit - de 11 a 14 de novembro, apresentou uma performance superior à da semana anterior, enquanto que 40%  indicaram ter sido idêntica.

Em 2022, na semana do evento, os inquiridos tinham reportado um aumento de 18 pontos percentuais da taxa de ocupação face ao mês completo de novembro desse ano. Já o preço médio por quarto registou nesse ano uma diferença de mais 51%.

No ano passado, "a diferença semana versus mês foi de mais 13 pontos percentuais"  nas reservas e de mais de 58% nos preços, lembrou a AHP.

O inquérito realizado em 2024, de 15 a 30 de novembro, mostrou ainda que durante a cimeira que reúne intervenientes do ecossistema das startups, 76% dos hóspedes eram participantes da  Web Summit, uma descida de 12 pontos percentuais face a 2023.  



Ver comentários
Saber mais AHP turismo Web Summit
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio