Notícia
Turismo e viagens criaram 7,2 milhões de empregos em 2015
O sector do turismo e viagens está mais próximo de atingir a meta de um crescimento anual de 4%. Um em cada 11 postos de trabalho no mundo é garantido por estas áreas de negócios.
O sector do turismo e viagens criou 7,2 milhões de postos de trabalho para a economia global. O contributo para o produto interno bruto foi também de 7,2 biliões de euros, mostram os dados da World Travel and Tourism Council (WTTC). Os mesmos reflectem 184 países e 24 regiões.
"Apesar das incertezas na economia global e desafios específicos no último ano, o sector cresceu 3,7%, contribuindo com 9,8% para o produto interno bruto a nível global", explicou o presidente da WTTC, David Scowsill em comunicado. O Sudeste Asiático é a região com o crescimento mais rápido.
Na sua totalidade, o sector emprega 285 milhões de pessoas em todo o mundo, o equivalente a um em cada 11 postos de trabalho no planeta.
Scowsill recorda a "natureza resiliente" do sector perante ataques terroristas, epidemias, variações cambiais e desafios geopolíticos como a questão dos refugiados.
A WTTC espera que o sector cresça 3,5% em 2016.
Como vai Portugal? O contributo directo do turismo na economia portuguesa em 2015 foi de 11,3 mil milhões de euros. Tal representa 6,4% do PIB nacional, mostra o estudo.
A expectativa é de que o sector em Portugal cresça 3,6% este ano, atingindo os 14,6 mil milhões de euros.
O sector representa 363 mil empregos directos no país, quase 8% do total. A expectativa de crescimento neste indicador em 2016 é de 4,6%.
O investimento nestas áreas de negócio em 2015 foi de 2,4 mil milhões de euros, o correspondente a 8,9% do total.