Notícia
Sotheby’s aposta em Portugal com novo representante
João Távora Magalhães, português a trabalhar em Londres, será o novo representante da leiloeira para o território nacional. A leiloeira quer reforçar presença numa altura em que os investidores lusos estão a gastar mais.
A leiloeira Sotheby’s tem um novo representante em Portugal. João Távora Magalhães irá desempenhar o cargo, acumulando com as suas actuais funções enquanto director e especialista da área de móveis da empresa.
"Além da sua experiência do mercado de arte internacional, o João traz um conhecimento profundo da história da arte em Portugal e colecta de gostos para este papel, tendo assessorado alguns dos maiores coleccionadores do país e construído um forte relacionamento com revendedores locais e museus ao longo dos anos", considera a leiloeira num comunicado enviado às redacções esta segunda-feira, 19 de Setembro.
A intenção da Sotheby’s, com esta nomeação, é a de dar escala ao negócio em território nacional, reforçando a ligação aos coleccionadores portugueses. Sem indicar valores, a leiloeira recorda que os compradores portugueses, incluindo privados e instituições públicas, gastaram no ano passado o dobro do que aplicavam em arte em 2010.
João Távora Magalhães, nascido no Porto, está actualmente a trabalhar em Londres, depois de experiências em Lisboa, Porto e Nova Iorque. O novo responsável irá viajar com regularidade a Portugal para "visitar coleccionadores, aconselhá-los e oferecer avaliações".
As novas funções irão exigir que este profissional desenvolva negócios em todas as categorias de coleccionismo. Arte impressionista, moderna, contemporânea, móveis e ourivesaria são alguns dos exemplos.