Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dormidas de estrangeiros crescem quase 8% até Novembro

O número dormidas de estrangeiros a visitar Portugal continua a aumentar. Em Novembro, o crescimento das dormidas de estrangeiros em visita a terras lusas foi de 7,95%, atingindo os 40 milhões, segundo fonte do ministério da Economia.

Miguel Baltazar/Negócios
21 de Janeiro de 2014 às 11:57
  • ...

"O bom desempenho de Novembro, contribuiu para um grande ano turístico, agora com o ano quase completo", sublinha fonte ministerial.

 

As dormidas até Novembro do ano passado, em termos homólogos, subiram 5,1%. Também o número de hóspedes aumentou 4% no mesmo período de tempo, num total de 13,6 milhões. A hotelaria no seu conjunto viu a actividade crescer 5 ,2%, para um volume de receitas de 1,9 mil milhões de euros, refere a mesma fonte.


Segundo o ministério da Economia, citando o INE, as dormidas na hotelaria cresceram 5,9% no mês de Novembro, com mais de 2,1 milhões, originadas por cerca de 860 mil hóspedes, mais 8,9% comparativamente ao período homólogo do ano anterior.

"O mais surpreendente é que foram os portugueses (procura interna) com mais 6,8% e os espanhóis com mais 11,7% os grandes responsáveis por este bom desempenho das dormidas em Novembro", afiança o Governo."Podemos mesmo dizer, sem concluir, que o comportamento destes dois mercados, é um bom indicador do índice de confiança e da recuperação económica" acrescenta.

Os proveitos da hotelaria cresceram 5,6%, situando-se em 98 milhões de euros no mês de Novembro.

 

As receitas do turismo cresceram de Janeiro a Outubro do ano passado 7,2%, para um total de oito mil milhões de euros, avança fonte do Ministério da Economia.

 

António Pires de Lima, ministro da Economia, irá visitar a feira de turismo de Espanha, a Fitur, que arranca esta quarta-feira. Espanha registou um valor recorde no sector turístico com 60,6 milhões de chegadas em 2013, mais 5,6% que no ano anterior, segundo dados avançados esta terça-feira pelo presidente do Governo, Mariano Rajoy.

 

Só entre Janeiro e Novembro, disse o governante espanhol, citado pela imprensa internacional,, os gastos totais foram 55.896 milhões de euros, quase 9% mais que durante todo o ano de 2012.

 

(corrige notícias para para conta que são dormidas e não visitas)

 

* o jornalista viaja a convite do ministério da Economia

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio