Notícia
TCGL investe 2,8 milhões numa nova grua em Leixões
O concessionário do Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões (TCGL) vai aumentar a sua capacidade de movimentação com a entrada em operação de uma nova grua, num investimento de 2,8 milhões de euros.
O Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões (TCGL), que é controlado pelo grupo ETE, investiu 2,8 milhões de euros numa nova grua, que tem capacidade para 124 toneladas.
"Para além de aumentar a capacidade em movimentar diferentes cargas, desde granéis sólidos a carga geral fraccionada, a nova grua é ainda mais ecológica e permite a elevação de cargas de projecto de elevado peso e dimensão", realça a empresa, em comunicado.
Concessionária do TCGL desde Julho de 2001, por um período de 25 anos, a empresa do grupo ETE, que tem ao serviço 20 guindastes convencionais de via com capacidade até 40 toneladas, passa a operar com cinco gruas de grande mobilidade.
Além da nova, com capacidade para 124 toneladas, dispõe ainda de três gruas de 104 toneladas e uma de 40 toneladas.
Mais 52% de granéis sólidos
Só em Setembro, o porto de Leixões registou um aumento de 52% na movimentação de granéis sólidos face ao mesmo mês do ano passado.
No total, Leixões movimentou 1,7 milhões de toneladas de mercadorias em Setembro, o que representa um aumento de 27% face ao período homólogo do ano passado, com uma evolução positiva também em todos restantes segmentos: carga fraccionada (mais 7%), carga contentorizada (mais 9%), carga "ro-ro" (automóveis, mais 2,6%) e granéis líquidos (mais 42%).
De Janeiro a Setembro deste ano, Leixões movimentou um total de 13,6 milhões de toneladas de mercadorias, em linha com a performance registada nos primeiros nove meses do ano passado.