Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Residentes e estudantes no Porto até aos 15 anos vão andar à borla no Metro e STCP

A Câmara do Porto decidiu alargar a gratuitidade que deverá ser aplicada até aos 12 anos em toda a rede de transportes públicos da área metropolitana, a partir de setembro.

Paulo Duarte/Negócios
22 de Fevereiro de 2019 às 12:11
  • ...

A partir de setembro próximo, ou seja, com o início do próximo ano letivo, os residentes e estudantes no Porto até aos 15 anos não vão pagar um só cêntimo quando se deslocarem em transporte público na cidade.

 

Uma medida tomada individualmente pela Câmara do Porto, complementar à acordada no âmbito da Área Metropolitana do Porto com o Governo, que limita a gratuitidade até aos 12 anos, assumindo assim o alargamento da gratuitidade das deslocações dentro da cidade para todos os seus residentes entre os 13 e os 15 anos a frequentar estabelecimentos de ensino no concelho.

"Esta medida evidencia o grau de compromisso com a sustentabilidade, pilar transversal da estratégia deste executivo municipal para o presente mandato, tratando-se de um investimento que potencia a competitividade do território, que está alinhado com políticas de descarbonização e sendo uma aposta nas novas gerações, terá certamente efeitos multiplicadores no futuro", afirma a Câmara do Porto, em comunicado.

A autarquia prevê que a medida que vai implementar, a partir de setembro, pode atingir cerca de oito mil jovens estudantes e terá um custo estimado de cerca de um milhão de euros.  

O Plano de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos vai possibilitar ainda a implementação do passe único para os restantes munícipes, com o valor de 30 euros dentro da cidade do Porto e 40 para as viagens intermunicipais.

 

"O alcance destas medidas é relevante em diversas áreas de intervenção do município, verificando-se mais-valias evidentes em torno da componente de mobilidade, mas também na promoção de estilos de vida mais sustentáveis, ambientalmente responsáveis e promotores da utilização do transporte público em detrimento da utilização do transporte individual", enfatiza a autarquia liderada por Rui Moreira.



(Notícia atualizada às 12:30)

Ver comentários
Saber mais metro stcp transportes públicos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio