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Júri aceita seis concorrentes aos projectos do metro do Porto

O júri do concurso validou apenas seis dos 12 candidatos à elaboração dos projectos das novas linhas do metro do Porto, que têm agora de entregar propostas até ao final deste mês.

Paulo Duarte/Negócios
13 de Novembro de 2017 às 12:36
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Dos 12 concorrentes iniciais que se apresentaram ao concurso para projectar as duas novas linhas da rede do metro do Porto, o júri validou a admissão de seis, que deverão agora apresentar as suas propostas até 30 de Novembro.

Em comunicado, a Metro do Porto informa que o conselho de administração recebeu no final da semana passada o relatório final do júri do concurso público internacional para a elaboração dos projectos das duas novas linhas da rede do Metro, a construir entre 2019 e 2022, que tinha sido lançado a 6 de Setembro.

Dos doze concorrentes à pré-qualificação, o júri validou a admissão de seis agrupamentos: Fase /Ayesa Ingenieria; Tecnofisil/Técnica y Proyetos/Jmenglob/Pais Mamede & Malato/Adão da Fonseca; IDOM Engenharia; LCW Consult/Amberg Engineering/Grid; Coba /Viaponte /GIBB Portugal; SENER /CJC/NSE.

"Concluída que está a fase de pré-qualificação, os concorrentes deverão apresentar as suas propostas até ao dia 30 de Novembro.

Até ao final do ano, deverá saber-se quem vai projectar a nova Linha Rosa (G) e o prolongamento da Linha Amarela (D)", diz a empresa de transporte público do Porto, que espera proceder à adjudicação dos projectos até ao fim de Dezembro.

As propostas serão avaliadas de acordo com dois critérios: o preço (que tem um peso de 70%), e a valia técnica da proposta (critério que vale 30%). O valor de referência deste concurso é de 4,7 milhões de euros, divididos pelos dois lotes.

"Com o desenvolvimento dos projectos e dos procedimentos de avaliação ambiental a decorrerem ao longo de 2018, o lançamento dos concursos para as empreitadas de construção da Linha Rosa e da extensão da Linha Amarela sucederá no final desse mesmo ano, de modo a que as obras arranquem, no Porto e em Vila Nova de Gaia, nos primeiros meses de 2019 e venham a ficar concluídas em 2022", salienta ainda a Metro do Porto.

Para a expansão da rede, incluindo os projectos, está previsto um investimento de 290 milhões de euros.

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