Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

IP lança concurso para segundo troço da alta velocidade Lisboa-Porto

O prazo para a entrega de propostas no concurso para o troço Oiã-Soure termina a 6 de janeiro, afirmando a IP que será adjudicado pelo valor máximo de 1.604 milhões de euros.

Para a KPMG, operar a linha de alta velocidade Lisboa-Porto com 12 comboios não cobre os picos de procura.
Miguel Baltazar
26 de Julho de 2024 às 15:54
  • ...

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou esta sexta-feira o concurso público internacional para o segundo troço da linha de alta velocidade Lisboa-Porto, entre Oiã e Soure, definindo o dia 6 de janeiro de 2025 como prazo para a entrega das propostas.

Em comunicado, a empresa pública afirma que este contrato de concessão do troço Oiã-Soure será adjudicado por um valor máximo de 1.604.296.194 euros, expresso em valor atual líquido, por referência a dezembro de 2023.

De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, o preço tem um peso de 80% na decisão de adjudicação

O contrato tem um prazo total de 30 anos e inclui um período de desenvolvimento, que se estima que seja de cinco anos, e um período de disponibilização da infraestrutura, com uma duração prevista de 25 anos, refere.

"Os pagamentos feitos pela IP à futura concessionária serão repartidos por esses 30 anos e correspondem a um montante de 4.207.641557 euros expresso a preços correntes, ao qual acresce um valor máximo de 395.046.779 euros, expresso, também, a preços correntes, destinado a cobrir as despesas inerentes aos projetos, expropriações e obras que foram objeto da candidatura ao programa de fundos europeus Connecting Europe Facility for Transport 2 (CEF 2), a qual foi, entretanto, aprovada", diz.

A IP salienta ainda que esta segunda parceria público-privada inclui a conceção, projeto e construção de 71 quilómetros de uma nova linha de alta velocidade, a adaptação da atual estação de Coimbra às necessidades da alta velocidade, a quadruplicação da linha do Norte entre Taveiro e a entrada sul da estação de Coimbra, uma nova subestação de tração elétrica na zona de Coimbra e ligações da linha de alta velocidade à linha do Norte, nas proximidades de Oiã, Adémia, Taveiro e Soure.

Ver comentários
Saber mais alta velocidade ferrovia IP concurso
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio