Notícia
Governo garante que em 2017 transportes públicos vão dar resposta
O ministro do Ambiente sublinhou no Parlamento que no Verão as melhorias da operação do Metro serão sentidas por todos. A 3 de Fevereiro será publicado o aviso para o concurso da obra na estação de Arroios.
O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, salientou esta quarta-feira, no debate de urgência requerido pelo Bloco de Esquerda sobre transportes públicos, que no ano passado as empresas do sector recuperar 7,2 milhões de passageiros, um aumento da procura de 1,7% que, acrescentou, fez regressar "a exigência".
O governante, que lamentou não ter sido possível fazer recuperação de forma mais rápida, garantiu que "2017 é o ano em que saberemos dar resposta à nova confiança que, apesar dos sobressaltos ao longo do ano, os portugueses voltaram a sentir na oferta de transporte público, que continuará a ser público com este Governo".
Matos Fernandes salientou que nos últimos anos "foram muitos os que deixaram de acreditar" nos transportes públicos, o que reflectiu numa perda da procura de 25% nestas empresas".
O ministro salientou que em 2016 o EBITDA é positivo em cinco das seis empresas e as receitas cresceram 3,3%.
Matos Fernandes admitiu que foi no Metro de Lisboa que o Governo encontrou a situação mais complexa. "Os bilhetes dependentes de um único fornecedor, a manutenção das composições sem peças, as estações ao abandono e sem projectos", disse.
Segundo afirmou, "a situação dos bilhetes está resolvida, na manutenção, das 23 composições paradas, duas entraram ontem em funcionamento, e mais duas ainda este mês", sendo que "até ao final de Abril, deixaremos de ter, em definitivo, problemas neste foro", garantiu.
A 3 de Fevereiro, anunciou o governante, será publicado o aviso para o concurso da obra de Arroios, resolvendo-se, com a obra, o maior estrangulamento na rede, e a 10 de Fevereiro iniciar-se-á a formação de 30 novos funcionários.
"Começam já a sentir-se as melhorias na operação, que ao chegar ao Verão serão mesmo sentidas por todos", afirmou ainda o ministro do Ambiente, acrescentando que "o orçamento do Metro para 2017 nos dá as garantias de este ser o ano de viragem".
O ministro reafirmou ainda o projecto de renovação de frotas num total de 600 autocarros no país, dos quais 400 para a Carris e a STCP.
E relativamente à Transtejo e Soflusa adiantou que até ao final de Fevereiro o Executivo terá um plano completo para a manutenção e operação, admitindo que nestes casos o orçamento será mais apertado.