Notícia
EADS muda de nome para Airbus Group
O grupo assumirá o nome da subsidiária dedicada ao fabrico de aviões comerciais e que representa perto de 80% das receitas da companhia.
A EADS, grupo europeu que actua no sector aeroespacial, assumirá o nome da subsidiária de aviação que detém, a Airbus, 13 anos após a sua fundação, segundo a imprensa internacional.
O anúncio surgiu no dia em que a empresa apresentou um aumento do resultado líquido de 31% para 759 milhões de euros, no primeiro semestre de 2013. As receitas da companhia cresceram 6% para 26,3 mil milhões de euros. A produção de aviões comerciais representa perto de 80% das receitas da EADS, segundo o “FT”.
O grupo Airbus ficará dividido em: aviação comercial, defesa e espaço, e helicópteros. Com esta alteração a EADS acredita que conseguirá uma maior integração e coesão, pelo facto de todas as divisões serem conhecidas pela marca Airbus, explicou a empresa, de acordo com a BBC.
As operações na área da aviação comercial têm assumido importância crescente no grupo que considera a Airbus a sua “melhor marca”. Assim, ao colocar todos os negócios sob esta insígnia, a companhia francesa espera conseguir vantagens ao nível da “internacionalização, inovação e integração”, explicou o Tom Enders, CEO da EADS, citado pela BBC.
Janeiro de 2014 é a data prevista para o início do processo de mudança que deverá ficar concluído no segundo semestre de 2014. O conselho de administração da EADS aprovou as mudanças, terça-feira, mas é ainda necessária a aprovação em assembleia geral. A sede do grupo manter-se-á em Toulouse, de acordo com o jornal britânico.
No primeiro semestre deste ano, a Airbus registou o número recorde de 722 aeronaves encomendadas, depois de ter conseguido 230 unidades, entre Janeiro e Junho de 2012. A empresa estima ultrapassar as 1.000 aeronaves encomendadas em 2013.
Desde o início de 2013, a EADS ganhou perto de 50%, em bolsa. Esta quarta-feira a cotada soma 1,39% em Paris para 44,88 euros, por acção.