Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

China lança avião C919 para competir com Airbus e Boeing

O novo avião vai competir directamente com o Airbus A320 e com o Boeing 737. A China vai-se tornar no maior mercado mundial de aviação na próxima década.

  • 11
  • ...
A China lançou um avião de passageiros que promete dar luta à europeia Airbus e à norte-americana Boeing. O novo avião já conta com 570 encomendas de 23 clientes.

O voo inaugural do C919 teve lugar esta sexta-feira, 5 de Maio, com o avião a descolar e a aterrar 80 minutos depois em Xangai, avança a Reuters.

O novo avião vai competir directamente com o Airbus A320 e com o Boeing 737. A China entra assim num mercado que vai gerar dois biliões de dólares (1,82 5 biliões de euros) nos próximos 20 anos.

O C919 foi desenvolvido pela empresa estatal Commercial Aircraft Corporation of China (Comac), criada em 2008 para desenvolver o primeiro avião de passageiros chinês, algo que o primeiro presidente da República Popular da China, Mao Tsé-Tung tinha tentado fazer na década de 70, mas sem sucesso, conforme conta o The Guardian.

"Estou muito feliz e orgulhoso de assistir à descolagem. É muito bonito, foi uma descolagem muito suave", disse Fu Song, um engenheiro que esteve envolvido no projecto, à televisão CGTN, citado pelo jornal britânico.


Vídeo: O primeiro voo do C919
A carregar o vídeo ...
O primeiro grande avião de passageiros fabricado pela China realizou hoje o seu voo teste inaugural, com partida em Xangai. Veja o vídeo

Apesar de desenvolvido na China, o C919 conta com vários componentes de outros países, como um trem de aterragem alemão, motores franco-alemães e um interior austriaco.

Até 2024 a China deverá ultrapassar os Estados Unidos como o maior mercado de aviação mundial. Segundo uma estimativa da Boeing, as companhias chinesas devem vir a gastar mais de um bilião de dólares na compra de quase sete mil novos aviões nas próximas duas décadas.

A agência estatal chinesa Xinhua prevê que o C919 deverá vir a ter sucesso no mercado chinês, mas fora de portas deverá inicialmente ter dificuldades para competir com "produtores de aviões muito maduros" como a Airbus e a Boeing.
Ver comentários
Saber mais China Airbus Boeing C919 aviação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio