Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Aviões do futuro podem ficar sem asas para aumentar eficiência

As aeronaves podem passar por uma drástica cirurgia plástica.

DR
10 de Junho de 2019 às 10:34
  • 6
  • ...

O setor da aviação está à procura de novos projetos para reduzir as emissões de carbono e melhorar a eficiência dos aviões. Uma ideia é fazer com que as asas façam parte da fuselagem do avião para reduzir a resistência e o ruído. Outra proposta usa materiais compostos avançados para tornar os aviões mais leves.

 

A KLM está a investir num novo conceito. O "Flying-V", desenvolvido pela Universidade Técnica de Delft, procura dividir a aeronave em duas secções em direção à traseira, combinando o corpo com as asas. Isso dará à aeronave a mesma envergadura que o A350 da Airbus, transportando 314 passageiros, mas consumindo 20% menos combustível, informou a companhia aérea holandesa em comunicado.

 


Flying V
A carregar o vídeo ...
Flying V

"Na KLM, colocamos a sustentabilidade na nossa agenda," disse Pieter Elbers, que comanda o braço holandês da Air France-KLM, numa entrevista. "Realmente queremos demonstrar o nosso compromisso e o nosso envolvimento nisto."

 

A Associação Internacional de Transporte Aéreo também está a avaliar dois novos projetos de aviões menores que poderiam transportar até 150 passageiros e entrar em operação em 2035.

 

Um dos conceitos juntar as asas com a parte traseira da aeronave e instala dois motores no corpo do avião. Com o novo design, a aeronave poderá reduzir as emissões de carbono em 30%. O outro é construir um avião totalmente elétrico com motores dentro das asas alimentados por baterias ou células de combustível. As pontas das asas seriam voltadas para dentro para melhorar a eficiência aerodinâmica.

Ver comentários
Saber mais aviação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio