Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alô? Agência europeia permite utilização de telemóveis nos aviões

Apesar da decisão da EASA, conhecida esta sexta-feira, caberá a cada companhia aérea optar por permitir a utilização de equipamentos electrónicos portáteis sem ser em “modo avião”.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 26 de Setembro de 2014 às 17:06
  • 4
  • ...

A Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA – European Aviation Safety Agency) deu esta sexta-feira aprovação oficial às companhias aéreas para que possibilitem aos seus passageiros utilizar equipamentos electrónicos durante os voos, sem recurso ao "modo avião", em vigor desde Dezembro de 2013.

 

De acordo com o comunicado emitido esta sexta-feira, dia 26 de Setembro, "a nova orientação" da EASA "possibilita às companhias aérea deixar que equipamentos electrónicos portáteis" trazidos a bordo pelos passageiros – como "smartphone", "tablet", portáteis, "e-reader" (livro electrónico) e leitores de MP3, entre outros – permaneçam "ligados, sem a necessidade de estarem em ‘modo avião’".

 

Em resultado, "os passageiros poderão utilizar os seus dispositivos electrónicos portáteis como em qualquer outro meio de transporte: durante a viagem", resume o comunicado da EASA.

 

Salientando contudo que o mais importante continua a ser a segurança em voo, a agência europeia defende ainda que esta é só uma aprovação geral, e que cabe às companhias, dentro da sua estratégia operacional e política comercial, adaptar ou não a permissão agora concedida.

 

"Cabe a cada companhia aérea decidir se permite a utilização de equipamentos electrónicos portáteis", frisa a EASA. Para poder adoptar a medida, "a companhia terá de ser alvo de um processo de avaliação, que garanta que os sistemas das aeronaves não são afectados de forma alguma pelos sinais de transmissão dos dispositivos electrónicos", sublinha ainda.

 

É por isso, alerta a EASA, que "podem existir diferenças entra as companhias aéreas sobre a utilização dos equipamentos electrónicos", mesmo com a aprovação da agência esta quinta-feira conhecida.

Ver comentários
Saber mais Agência Europeia de Segurança Aérea EASA transportes aviação telemóveis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio