Notícia
Pacotes de serviços de comunicações conquistam mais clientes no terceiro trimestre
Os pacotes de três ou mais serviços de telecomunicações foram os mais populares entre os clientes, no terceiro trimestre, em Portugal. Este foi um período de crescimento de receitas e clientes, segundo os dados da Anacom.
O número de assinantes das ofertas em pacote atingiu 2,8 milhões, no terceiro trimestre, valor que traduz um crescimento de 3,1% face ao trimestre anterior e de 10,5% em termos homólogos, segundo os dados avançados pela Anacom.
O regulador explica que a adição de mais 85 mil subscritores foi a mais elevada nos últimos 10 trimestres.
Os pacotes triple/quadruple e quintuple play (pacotes de três, quatro e cinco serviços de comunicações) foram os responsáveis pelo crescimento verificado tendo registado um aumento de 4,9% o número de clientes no trimestre para cerca de 2,3 milhões.
Estes pacotes pesam 81% do total das ofertas em pacote, segundo a análise feita pela Anacom.
A maioria dos subscritores (50,1%) tem pacotes "triple play", ou seja, Internet, telefone fixo e televisão. Já a segundo tipo de pacote mais popular é o "quintuple play" (Internet fixa, internet móvel, telefone fixo, telefone móvel e televisão) utilizada por 28,2% e a única a aumentar o seu peso relativo, refere a Anacom.
Assim, no terceiro trimestre, cerca de 71 em 100 famílias clássicas dispunham de um pacote "multiple play" no período em análise, mais 6,9 pontos do que no período homólogo.
As receitas dos serviços em pacote atingiram cerca de 847 milhões de euros, valor que traduz um crescimento homólogo de 11,4%.
A receita média mensal por subscritor foi de 34,41 euros, mais 2,2% face ao período homólogo.
PT com maior quota de mercado
Quanto a quotas de mercado, a PT Comunicações é o prestador com maior quota de clientes de serviços em pacotes multiple play (44,3%), seguindo-se o Grupo Nos (38,5%), a Vodafone (9,4%) e o Grupo Altice (7,7%).
A Anacom detalha que "a Vodafone foi o único prestador a aumentar a sua quota de clientes nestes pacotes", sendo o prestador que "mais tem vindo a aumentar a sua quota de pacotes nos últimos trimestres, quer em termos de subscritores (mais 4,5 pontos percentuais em termos homólogos e 0,8 pontos no trimestre), quer em termos de receitas (mais 4,2 pontos percentuais face ao período e 0,6 pontos no trimestre)".
Olhando para as receitas, a liderança dos pacotes de serviços "pertence ao Grupo Nos com 43% de quota, seguindo-se a PTC com 41,9%, a Vodafone, com 8,4%, e o Grupo Altice com 6,7%.