Notícia
Microsoft anuncia parceria com francesa Mistral, rival da OpenAI
A gigante tecnológica estabeleceu uma "parceria estratégica" com a startup Mistral, rival francesa da OpenAI - que tem sido a principal aliada da Microsoft no que toca à inteligência artificial.
A Microsoft está a alargar as parcerias no campo da inteligência artificial, tendo estabelecido um acordo com a Mistral, rival francesa da OpenAI - com quem tem trabalhado nos últimos anos.
O acordo prevê, entre outros, a disponibilização dos modelos de inteligência artificial da Mistral aos clientes da plataforma de cloud Azure, divulgou esta segunda-feira a startup francesa.
A estrela francesa de IA desenvolve produtos semelhantes aos da OpenAI, mas usa modelos de linguagem "open source" - que pode ser inspecionado por terceiros. Na lei da IA, que a União Europeia se prepara para votar em abril, é, aliás, recomendado que seja dada preferência a estes modelos.
A parceria com a Mistral surge numa altura em que a ligação entre a Microsoft e a OpenAI está sob os holofotes. Foi no início de dezembro que a autoridade da concorrência britânica (CMA, na sigla em inglês) revelou estar à procura de perspetivas de partes interessadas sobre se a parceria entre Microsoft e OpenAI pode ou não resultar em problemas de concorrência.
A Microsoft revelou, segundo a Bloomberg, que fez um pequeno investimento na empresa francesa, mas recusou detalhar qual o valor em causa. Na OpenAI, a gigante tecnológica já investiu cerca de 13 mil milhões de dólares.