Notícia
Internet terá 3.000 milhões de utilizadores até final de 2014
O número de internautas vai atingir recordes, os utilizadores de rede de telefone móvel continuarão a ser cada vez mais e os da rede fixa serão cada vez menos, avança a UIT.
40% da população mundial utilizará Internet até final de 2014, o que supõe 3.000 milhões de usuários. 32% desses internautas acedem à Internet através de banda larga. Estas são conclusões da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que revelou esta segunda-feira, 5 de Maio, as previsões para este ano.
Dos 3.000 milhões de utilizadores, 78% encontram-se em países desenvolvidos e os restantes 32% em países em desenvolvimento. Até ao final deste ano 20% da população de África estará conectada à Internet, face aos 10% de 2010.
A UIT avança ainda que haverá cerca de 7 mil milhões de pessoas com telemóvel, dos quais 3.600 milhões encontram-se na região Ásia-Pacifico.
A taxa de crescimento de utilizadores de telemóvel registou o aumento mais baixo da história do aparelho, aumentando apenas 2,6% em todo o mundo, o que supõe uma saturação do mercado.
Por outro lado, o número de utilizadores do telefone fixo tem vindo a cair desde há cinco anos. A entidade prevê que no final de 2014 haverá cerca de 1000 milhões de usuários da rede fixa, menos que em 2009.
Para o secretário geral da UIT, Hamadoun Touré, este valores confirmam mais uma vez que as Tecnologias da Informação e Comunicação continuam a ser “o principal motor da sociedade da informação", revela a Europapress.