Notícia
IBM lança novas «workstation» para conquistar liderança à Sun Microsystems
A International Business Machines (IBM) lançou novas «wokstations» que funcionam mais rapidamente, com melhor resolução gráfica, a fim de impulsionar as vendas e competir com a Sun Microsystems, líder de mercado nesta área.
A IBM pretende ganhar quota de mercado através das «workstations» tentando retirar a posição de liderança da Sun nesta área, que utiliza o sistema operativo Unix e também combater a Hewlett Packard, divulgou a empresa em comunicado.
As «wokstations» são computadores de alta performance que utilizam gráficos tridimensionais auxiliando no «design» de produtos, analisam dados científicos e cria vídeo digital.
«O nosso objectivo é retirar quota de mercado à Sun», referiu em comunicado John Holz, responsável pelo negócio de «workstations» da IBM.
As novas unidades da IBM estarão disponíveis nos próximos trinta dias. A empresa de «software» norte-americana já conta com clientes como a Johnson Controls, segundo a mesma fonte.
Com o objectivo de criar «workstations» mais atractivas, a IBM utilizou o servidor p610 Unix e inseriu potencialidades de gráficos.
A empresa de «software» tem vindo a baixar os preços das unidades em cerca de metade para perto dos 10 mil dólares (11,5 mil euros).
A IBM encerrou ontem a desvalorizar 1,11%, a cotar nos 106,8 dólares (122,7 euros).