Notícia
Costolo deixa presidência do Twitter. Acções disparam 13%
O presidente executivo da rede social de micromensagens, Dick Costolo, anunciou esta quinta-feira a sua saída do cargo. A substituí-lo interinamente fica Jack Dorsey, actual "chairman". Mercado está a reagir em forte alta.
Dick Costolo deixará de ser o CEO do Twitter, avançou a Bloomberg esta quinta-feira, sublinhando que a decisão reflecte a batalha que a rede social tem vindo a travar para definir a sua visão depois de ter feito a entrada na bolsa nova-iorquina, no dia 7 de Novembro de 2013, com um preço de arranque de 26 dólares.
A ocupar interinamente o cargo de presidente executivo, a partir de 1 de Julho, ficará Jack Dorsey, que é co-fundador do Twitter. Dorsey manter-se-á como CEO "até a empresa encontrar um substituto", anunciou a tecnológica norte-americana em comunicado citado pela Bloomberg.
Esta mudança na presidência executiva sinaliza que a empresa está focada em melhorar o seu produto após algumas alterações na liderança nos últimos cinco anos, refere a Bloomberg. "Jack Dorsey tem um profundo conhecimento do produto e da missão do Twitter, bem como um óptimo relacionamento com a equipa de gestão da empresa, o que facilita uma transição serena", sublinhou a empresa no mesmo comunicado. Costolo manter-se-á no conselho de administração da companhia.
"Costolo tem estado sob pressão por parte dos investidores, alguns dos quais lhe exigiram – em inícios deste ano – que se demitisse, isto numa altura em que a rede social se tem debatido para impulsionar o crescimento das receitas e atrair novos utilizadores", refere a Forbes.
Na Bolsa de Nova Iorque as acções seguem a escalar terreno com esta notícia. Na negociação fora do horário regular, a rede social de "microblogging", que permite escrever mensagens até 140 caracteres, segue a disparar 13%, depois de ter encerrado a sessão regular a ceder 0,03% para 35,84 dólares.
Recorde-se que o primeiro tweet foi escrito por Jack Dorsey, a 21 de Março de 2006. Esta rede teve uma forte popularidade desde o seu nascimento. Começou por ser um projecto de investigação e desenvolvimento dentro da Obvious, uma pequena "start-up" de São Francisco – sendo que o nome original do produto era twttr, inspirado numa outra rede social, a Flickr.
Inicialmente, o Twitter funcionava apenas internamente, na rede da Obvious, mas em Outubro de 2006 foi oficialmente lançado ao público.