Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Com IA em pano de fundo, Apple anuncia iPhone 16, novo Apple Watch e AirPods

A Apple anunciou novos iPhones, Apple Watch e Air Pods. Todos os equipamentos deverão estar ligados e usufruir de inteligência artificial.

Reuters
09 de Setembro de 2024 às 19:27
  • ...
Para a Apple é "hora de brilhar" e o caminho é através da inteligência artificial, que será cada vez mais entrosada com os novos equipamentos da marca, que estão a ser anunciados esta segunda-feira no evento anual.

Além de um novo iPhone, o modelo 16, há também novos modelos do Apple Watch - no ano que marca o décimo aniversário do "wearable" -, e novos Air Pods.

Numa apresentação em vídeo em Cupertino, na Califórnia - como é habitual - Tim Cook, CEO da marca, subiu ao palco com palavras que impõem responsabilidade: este é "sem dúvida, o maior evento do ano".

Apple Watch 10: mais fino, com o maior ecrã e a melhor bateria de sempre

A apresentação foi do mais pequeno para o maior e começou com o novo modelo do Apple Watch, o Series 10, que tem o design mais fino de sempre (10% abaixo do modelo anterior) e o maior "display" em qualquer relógio da marca, com mais 30% de espaço, comparado com o Series 9.

Pelas palavras do "chief operating officer" Jeff Williams foi também explicado que o ecrã terá 40% mais brilho com o objetivo de melhorar a visibilidade e poderá atualizar-se todos os segundos.

É também o primeiro modelo com acabamento em alumínio que o permite ser 10% mais leve do que o modelo anterior. Outras opções de cores são rosa dourado e alumínio prateado. Há ainda uma outra opção 20% mais leve, com acabamento em titânio. A resistência à água continua a ser até aos 50 metros.

Também na bateria há melhorias. Passa a ser possível, em meia hora, carregar até 80% do relógio, e a bateria passa a durar até 18 horas. No microfone incorporado passa também a existir uma rede que suprime os sons exteriores para tornar o som das chamadas mais claras.

Há ainda uma novidade relativamente à deteção de apneia do sono, uma condição que - refere a marca - afeta mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo. O novo Series 10 conseguirá, através de um acelerómetro medir as perturbações na respiração e analisar esses dados todos os meses.

Os preços começam nos 399 dólares e o relógio vai estar disponível a 20 de setembro.

Quanto ao AppleWatch Ultra há uma nova versão, que a empresa diz ter "o mais fidedigno GPS num relógio desportivo", e passa a estar também disponível em preto. Os preços começam nos 799 dólares e estará também disponível a 20 de setembro.

Air Pods 4 também batem recordes: têm "o melhor som de sempre"

É uma noite de vários recordes para a Apple. Além de os novos Air Pods serem dos mais "confortáveis de sempre", têm também o "melhor som de sempre". O novo "chip" H2 deverá providenciar essas melhorias, juntamente com áudio especial personalizado e que deverão ajudar a reduzir o som ambiente.

Os novos Air Pods terão também proteção auditiva, após a realização de um curto questionário ciliníco. Há também a possibilidade - uma vez aprovado pelos reguladores - de que o historial auditivo possa resultar num "perfil auditivo" que permitirá o equipamento ser utilizado como um aparelho auditivo, com determinadas definições sonoras a serem aplicadas em música, filmes e chamadas telefónicas num determinado dispositivo. 

Sem surpresas, a caixa de carregamento também é a "mais pequena de sempre" e é compatível com USB-C. Os preços começam nos 129 dólares e o modelo com "noise cancelling" inicia-se nos 179 dólares.

Os Air Pods Max sofreram também atualizações. Há agora três novas cores e o carregamento passa a ser através de USBC-C. Os preços começam nos 549 dólares e ficam disponíveis em meados de setembro.

Construído para suportar inteligência artificial. Eis o iPhone 16

O novo "chip" A18 do iPhone 16 tem um processamento 60% mais rápido do que o iPhone 12 e a velocidade desafia computadores fixos de alta gama, diz a Apple. O equipamento é feito em alumínio, o que promete 50% maior resistência face ao modelo anterior, tem dois tamanhos possíveis e uma câmara de 48 megapíxeis, 4x acima da resolução do iPhone 14.

É justamente este o "chip" que foi desenhado para suportar modelos de linguagem, através de inteligência artificial que passará a estar integrada entre linguagemn, imagem, ação e contexto pessoal, explicou o vice-presidente de engenharia de "software", Craig Federighi.

Nas palavras do responsável esta marca também uma nova era para a assistente pessoal Siri, que passará agora a estar disponível através de texto, poderá responder a questões e retirar detalhes específicos de conversas, por exemplo por email ou por mensagem.

Muitas destas funcionalidade já tinham sido conhecidas na "developers conference" da marca em julho. O primeiro conjunto de "features" vai estar disponível na próxima atualização em outubro para os novos iPhone 16 e os iPhone 15 , 15 Pro e 15 Pro Max.

O preço começa nos 799 dólares para o iPhone 16 e para a versão Plus nos 889 dólares.

Como é habitual há ainda a versão Pro e Pro Max do iPhone 16, com melhores ecrãs e melhor qualidade do que a versão simplificada.

Os novos modelos também têm as "bordas mais finas em qualquer produto da Apple", disse a empresa, e , por isso, merecem a designação de "melhor  display de iPhone de todos os tempos". O titânio tem quase metade do peso do aço inoxidável e é "mais resistente a riscos do que outras formas de titânio que outras marcas usam".

Há ainda melhorias significativas na duração da bateria, mas não foi explicado em detalhe na apresentação. Os preços para o iPhone Pro começam nos 999 dólares e no caso do iPhone Pro Max iniciam-se na fasquia dos 1.119 dólares.

Ver comentários
Saber mais Inteligência artificial Jeff Williams Tim Cook Craig Federighi Apple
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio