Notícia
Brisa leva Via Verde para a Índia
A Brisa, através da sua participada Feedback Brisa Highways, vai levar a tecnologia Via Verde para o mercado indiano, anunciou hoje a empresa em comunicado.
Segundo a concessionária portuguesa, esta iniciativa "surge na sequência do lançamento pelas autoridades indianas de quatro projectos-piloto, para a implementação de um sistema interoperável de cobrança electrónica de portagem naquele país", sendo que a Feedback Brisa Highways ganhou um destes quatro projetos, o qual será implementado na National Highway 8 (NH8), ao longo dos próximos seis a 12 meses.
A NH8 é uma auto-estrada que liga Deli a Beawer, "um eixo privilegiado na ligação daquela cidade a Mumbai", refere o comunicado, acrescentando que, com uma extensão de 400 quilómetros, "a NH8 é constituída por três concessionárias, e conta com sete praças de portagem".
Para o desenvolvimento deste piloto, a Feedback Brisa Highways celebrou ainda uma parceria com um dos maiores bancos indianos, o ICICI Bank.
O comunicado adianta que a Índia "é actualmente o mercado mundial com o maior e mais ambicioso plano de requalificação, modernização e construção de auto-estradas".
A Índia tem 20.000 quilómetros de auto-estradas nacionais, e 15.000 quilómetros de auto-estradas estatais já construídas ou em fase de requalificação e mais de 20.000 quilómetros previstos para lançar e adjudicar no período 2012-2015, a maioria das quais em regimes de parcerias público-privadas.
A Feedback Brisa Highways é detida a 40% pela Brisa e 60% pela Feedback Infra, que, operando sob a marca Ezeeway, presta serviços de operação, manutenção e cobrança de portagens de auto-estradas na Índia.