Notícia
Apple e SAP unem-se para desenvolver aplicações para empresas
A parceria consiste na criação de um kit de desenvolvimento de software de aplicações para iOS que chegará ao mercado no dia 30 de Março.
A SAP e a Apple estabeleceram uma parceria para desenvolver aplicações do universo iOS direccionadas para o segmento empresarial. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 27 de Fevereiro, no Mobile World Congress que está a decorrer em Barcelona até quinta-feira.
Esta parceria consiste em fornecer um kit de desenvolvimento de software (SDK) para ajudar a criar aplicações móveis para o sistema da dona do iPhone e do iPad e, por conseguinte, possibilitar o acesso à plataforma de processamento dados da SAP, até agora denominada SAP Hana.
Esta parceria "é um óptimo casamento", disse Rolf Schumann, responsável da SAP pela área de plataformas e inovação, durante a conferência de imprensa que decorreu esta tarde e onde foi também anunciado que este software vai ser lançado a 30 de Março.
A SAP aproveitou ainda o palco do Mobile World Congress para anunciar que a plataforma de "cloud" Hana irá passar a chamar-se SAP Cloud Plataform. Uma alteração que acontece no seguimento da expansão da plataforma da SAP "a qualquer máquina".
Rolf Schumann começou por explicar que os tempos mudaram, agora "temos que ligar pessoas, objectos e negócios", devido à explosão da internet das coisas. "Para tal", continuou, "é preciso uma cola", acrescentou, referindo-se à nova plataforma da empresa.
O responsável relembrou ainda que com o aumento de dados e a constante evolução tecnológica vai ser necessário plataformas com capacidade suficiente para trabalhar essa informação. Aliás, segundo as estimativas da SAP, o mercado da "cloud" vai valer 33,3 mil milhões de dólares em 2020.
A SAP, líder no segmento, não quer sair do pódio. E, por isso, vai "investir fortemente" nas áreas da internet das coisas e também de inteligência artificial, revelou Bernd Leukert, administrador da SAP.
Questionado sobre eventuais rivais como a Google, Microsoft e Amazon, que têm investido no campo da "cloud", Bernd Leukert considera que estas empresas "são mais parceiras do que concorrentes". Até porque "nós temos os nossos próprios data centers", que algumas destas empresas utilizam.
*Em Barcelona, a convite da SAP