Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Maternidade" do Porto dá colo a 165 empresas

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, cujas empresas já vendem para mais de 120 países, vai inaugurar em Junho espaço que acolhe mais 67 projectos empresariais.

24 de Março de 2014 às 23:00
  • ...

Hush é o nome de um videojogo que conta a história da Ashlyn, uma menina que, de forma inesperada, se vê num orfanato onde os seus medos ganham vida. Para os combater, ela vai contar com a ajuda do seu peluche Gogo e de outras "armas" baseadas em elementos infantis. O Hush foi desenvolvido pela Game Studio 78 (GS78), que lançou este mês uma campanha de "crowdfunding" com o objectivo de acelerar o processo de produção deste videojogo.

A GS78 é uma das muitas dezenas de empresas incubadas no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), estrutura que, com apenas sete anos de vida, se transformou num dos maiores viveiros nacionais de projectos empresariais e corporiza um verdadeiro espaço de valorização mútua de competências entre o meio universitário e as empresas.

De acordo com um estudo da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, divulgado há uma semana, as 113 empresas do UPTEC geraram, em 2012, um impacto de 31,85 milhões de euros no PIB , para além de 6,25 milhões em termos de receitas fiscais. Quase metade da sua facturação resultou de exportações para mais de 120 países.

Desde o início da sua actividade, em 2007, a UPTEC já apoiou 253 projectos empresariais e gerou 1.193 postos de trabalho, a maioria emprego qualificado (90% graduados e pós-graduados). "Em 2013, e no campo do financiamento, algumas das empresas instaladas no UPTEC captaram 6,7 milhões de euros em investimento e incentivos monetários para o desenvolvimento do seu negócio", enfatiza ainda a instituição, em comunicado.

PR inaugura expansão em Junho

Formado por quatro blocos distintos (tecnológico, das indústrias criativas, de biotecnologia e do mar), o UPTEC tem em fase de conclusão um investimento de nove milhões de euros na expansão do seu pólo tecnológico. A ampliação do edifício central mais que triplicou as suas instalações, de seis mil para 21 mil metros quadrados, estando os novos espaços já ocupados por 67 novas empresas, adiantou ao Negócios Clara Gonçalves, directora executiva do UPTEC.

Com mais esta fornada empresarial, detalhou a mesma gestora, são já 165 as empresas – "às quais estão associados quase 1.400 postos de trabalho" – que fervilham de actividade no UPTEC. Por solicitação do Presidente da República, a inauguração do novo espaço por Cavaco Silva, que estava inicialmente marcada para a passada sexta-feira, foi adiada para Junho.

"Para cumprir com o seu desígnio, que passa por povoar a região Norte de pequenas, médias e grandes empresas – sustentáveis e com gente cada vez mais capacitada", a UPTEC tem como objectivo ajudar à criação, "até 2020, de cerca de 350 projectos empresariais e gerar cinco mil postos de trabalho altamente qualificados", apontou Clara Gonçalves.

 
Ideias-chave

Ser uma referência mundial até ao final desta década.

 

Impacto de 32 milhões de euros no PIB

As 113 empresas do UPTEC em 2012 geraram um impacto de 31,85 milhões de euros no PIB nacional, tendo criado, em seis anos, 1.193 postos de trabalho.

 

Espaço triplica para ter mais 67 empresas

O UPTEC investiu nove milhões de euros na ampliação das instalações, acolhendo agora 165 empresas. Inicialmente marcada para a passada sexta-feira, a inauguração do novo espaço, em Junho, contará com a presença de Cavaco Silva.

 

Criação de 350 empresas, 5.000 empregos até 2020

Povoar a região Norte de empresas sustentáveis e com gente cada vez mais capacitada, ajudando a criar cerca de 350 projectos empresariais e cinco mil postos de trabalho altamente qualificados - eis o que o UPTEC quer atingir até 2020.

Ver comentários
Saber mais Game Studio Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto Clara Gonçalves Cavaco Silva ciência e tecnologia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio