Notícia
Uma Louis Vuitton por 25 euros
Alugar por três dias uma carteira de luxo é a proposta da Glamorous, uma empresa que nasceu para pôr na mão, no ombro ou no braço das portuguesas modelos de "griffes" que poucas mulheres no mundo podem comprar.
Alugam-se automóveis, máscaras, casas, jóias por que não alugar malas de luxo? Louise, a assistente de Carrie Bradshaw, no filme da saga "O Sexo e a Cidade" terá dado esta ideia a muita gente.
Na entrevista de trabalho com a escritora da série, deu nas vistas fazendo-se acompanhar de uma original Louis Vuitton. Afinal, a sua "pochette" custava mais de 1.000 dólares. "É alugada", revelou, desfazendo, à escala global, o mito de que só quem tem muito dinheiro pode passear-se na rua com uma mala única.
Acessórios são "commodities"
Mas não será superficialidade pura andar com objectos que não correspondem ao verdadeiro estatuto da utilizadora? As fundadoras da Glamorous discordam. A imagem é hoje essencial na vida profissional e pessoal, alegam, e os acessórios tornaram-se verdadeiras "commodities". No fundo, a ideia encaixa nos tempos que se vivem.
"Num contexto em que ganham expressão novas formas de consumo assentes em experiências de posse temporária mais do que em posse de acumulação, numa nova cultura em que os bens de consumo podem ser, constantemente, substituídos por outros diferentes, e mais recentes, este conceito acerta na 'mouche' ao permitir às mulheres, que valorizam a utilização de carteiras de marcas de luxo, que vivam a experiência de usar várias, em diferentes ocasiões, por um custo "perfeitamente acessível" (ver caixa).
As três amigas, inspiradas pelo filme protagonizado por Sarah Jessica Parker, e experientes em gestão, trataram de tudo. Fizeram um plano de negócios, baseado na pesquisa de operações semelhantes noutros países (Espanha, Inglaterra, França, EUA). Depois, compraram as carteiras, investindo 60 mil euros.
Se é verdade que existiam receios e riscos porque, "em Portugal, o conceito de compra é cultural e socialmente mais bem aceite do que o conceito de aluguer" e porque havia riscos inerentes (não devolução ou danos, por exemplo), a experiência demonstra que o aluguer de algo tão pessoal como uma bolsa está a ser bem aceite, provavelmente por estar "associado à ideia de poupança nestes tempos de crise".
Alargar a oferta
Além das sócias, que vão gerindo os diversos aspectos do negócio e contactam com as clientes, na empresa, sediada no Estoril, trabalha uma colaboradora, que assegura o atendimento telefónico, a recepção dos pedidos e a expedição das carteiras. Pensavam que o grosso da clientela iria utilizar a Internet mas vêm verificando que - talvez por ser algo novo no mercado - recebem muitas chamadas telefónicas, contactos mais directos, para saber, exactamente, como funciona o aluguer.
Com um mês e meio de actividade, dizem ser cedo para avançar resultados, mas se o crescimento observado for constante chegarão ao "break even" muito antes do esperado - dois anos. O negócio acabou de nascer mas as empreendedoras já pensam em diversificar o leque de acessórios de luxo somando-lhe sapatos e lenços. Falar em alargamento geográfico ainda é prematuro. Para já, só na região da Grande Lisboa será possível usar uma carteira de milhares por poucas dezenas de euros.
O lema da Glamorous é democratizar o luxo e não há mulher que discorde: "Mais vale uma carteira na mão que duas na montra ou na mão de outra!".
P E R F I S
Gestoras de carteiras
Alugam-se automóveis, máscaras, casas, jóias por que não alugar malas de luxo? Louise, a assistente de Carrie Bradshaw, no filme da saga "O Sexo e a Cidade" terá dado esta ideia a muita gente.
Como alugar?
Escolha "on-line"
No "site" www.glamorous.pt pode consultar o catálogo e alugar uma carteira como convidada ou aderir ao clube Glamorous obtendo um desconto de 20%. Depois de escolher a carteira, vá a "alugue já" e faça, de seguida, a inscrição como cliente. Complete o pedido com o pagamento e a marcação da entrega.
Entrega na hora e data
Após confirmação do pagamento, a carteira é embalada e entregue na morada indicada na hora e data combinada.
Usufruto por três dias
Pode-se desfrutar da carteira durante três dias (um fim-de-semana), uma semana, um mês ou noutro período a acordar. Os períodos podem ser prolongados "on-line".
Recolha no final
Findo o período contratado, na data e hora combinada a carteira érecolhida.
Preços do aluguer
A Glamorous aluga carteiras exclusivas, algumas feitas à mão, a partir de 25 euros (três dias) até 250 euros (um mês). Nesta loja "on-line", é possível alugar malas de seis mil euros por valores acessíveis. Uma Dior (modelo Mini Saddle) ou uma Chloé (modelo Baguette) custa 65 euros por três dias e 250 euros por um mês.
Mais barato sai alugar a grande Neverfull MM, da Luís Vuitton, ou a Canvas, da Gucci, ou, ainda, a Logo Jacquard, Prada: são 25 euros por três dias, 45 euros por uma semana ou, em alternativa, 130 euros pelo mês completo.