Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Terapias unidas jamais serão vencidas

Da Fisioterapia à água, luz artificial, peixes, alimentação ou plantas medicinais, tudo é possível na CLINIC+A. Susana Velazquez quer que a biologia case com a medicina e produza frutos para os seus clientes.

21 de Julho de 2011 às 19:43
  • ...
Susana Velazquez prepara-se para abrir um centro clínico que combina métodos complementares de diagnóstico e tratamento e os últimos desenvolvimentos na Medicina Funcional e Biológica.

A CLINIC+A tem, também, uma componente biotecnológica de criação de produtos para uso hospitalar, como sanguessugas ou peixes.

O espaço está disponível a todas as patologias, mas é, sobretudo, um centro avançado de técnicas bioterapêuticas, como hidroterapia, fisioterapia, fisioterapia respiratória, ictioterapia (com peixes), apiterapia (utilização de produtos derivados das abelhas), talassoterapia (propriedades curativas extraídas do mar), fitoterapia (plantas medicinais), fototerapia (utiliza a luz natural ou artificial para tratar alguns problemas), entre outras. O objectivo é que estes serviços contribuam para uma melhoria da qualidade de vida dos pacientes, em termos de reabilitação física, psíquica e social. E não só. Susana Velazquez afirma que a CLINIC+A também vai desempenhar um factor relevante na vida de crianças ou adultos com deficiência, na de desportistas em recuperação ou em preparação física, e na recuperação de pessoas portadoras de doenças incapacitantes.

A ideia surgiu depois de a bióloga ter começado a trabalhar na investigação de Ecossistemas Estuarinos (zonas onde o rio encontra o mar e a água fica salobra, menos salgada, onde se depositam restos de animais, plantas e outras partículas transportadas pelo rio).

Foi aí que deparou com vários artigos científicos na área da saúde ligados às áreas estuarinas. Mordeu

o isco. A curiosidade levou-a a uma pesquisa intensiva nas revistas científicas médicas, na qual comprovou a existência de diversas técnicas e métodos bioterapêuticos, que melhoravam doenças incapacitantes e alguns estados de saúde mais delicados. Não foi preciso mais nada para que Susana Velazques soubesse que era isto que queria fazer da sua vida: "ajudar pessoas através do mais simples, mais básico, mais eficiente, sempre com a maior confiança e qualidade".

Aos 31 anos, a investigadora da Universidade de Aveiro quer ajudar a tratar doenças como a depressão, problemas reumatológicos, sinusites, fibromialgias, esclerose múltipla, psoríase, entre outras. "A inovação é a panóplia de serviços de clínica de diagnóstico, como a terapia de Reft, para a depressão, fisioterapia respiratória, para asma, sinusites e bronquites, hidroterapias, nutrição funcional, para ajudar a curar algumas doenças através dos alimentos, entre outras". A criação de animais, como sanguessugas, será uma actividade complementar.

Susana Velazquez já tinha a vontade empreendedora porque sempre participou na vida da empresa da sua família. Associou-se a Filipa Cordeiro, da área de gestão, e foram ao Laboratório de Ideias. "Sabe aquela altura em que já tem o projecto, quer arrancar com ele, mas não arranca porque parece sempre faltar qualquer coisa? Eu acreditava muito neste projecto, mas faltava-me um empurrão, que obtive no Laboratório de Ideias", diz.A investigadora pensa iniciar as actividades ainda durante este Verão. Por enquanto, está dependente dos futuros investidores e da adesão de mais um sócio que se quis juntar à equipa. Se tudo correr de acordo com os planos, a CLINIC+A abrirá as portas em Outubro próximo.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio