Notícia
Tecnológicas Peakit e PetaPilot instalam centro em Felgueiras
Uma tem um produto específico para a auditoria digital, que é utilizado pelo fisco, a outra uma solução para a gestão de paróquias e dioceses. A PetaPilot e a Peakit são pioneiras na instalação de um centro de competências na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF), do Politécnico do Porto, foi a Braga e a Matosinhos captar duas tecnológicas para parceiras na criação de um centro de competências no seu seio, que tem como missão o desenvolvimento de novos produtos e captação de talentos.
"Ambas estão atentas ao tecido empresarial da região do Tâmega e Sousa, concretamente ao calçado, ao têxtil e ao mobiliário, daí o interesse nesta parceria com a ESTGF (http://www2.estgf.ipp.pt/) , procurando associar-se ao novo enquadramento proposto pelo modelo formativo da licenciatura em Sistemas de Informação para a Gestão", explica a instituição de ensino, em comunicado.
Já as empresas acreditam que "ao investir na região, de uma forma estrutural e trazendo os melhores recursos para formar convenientemente os alunos, tanto em tecnologia como nas melhores práticas empresariais", irão "obter um grande retorno".
A PetaPilot (http://petapilot.com/pt/) e a Peakit (http://www.peakit.pt/) têm a Microsoft, a IBM e a Oracle como parceiros tecnológicos, sendo que a PetaPilot foi eleita pela Microsoft como uma das principais "start-ups" nacionais.
Com um ano de vida e sede em Matosinhos, a PetaPilot tem meia dúzia de trabalhadores e desenvolveu um produto específico para a auditoria digital, que analisa e efectua auditorias a milhões de transacções financeiras e comerciais, reduzindo o risco de fraude. A empresa já tem o fisco português como cliente, assim como multinacionais de consultoria e auditoria, sociedades de revisão de contas e empresas como a Delta Cafés e a BA Vidro, além de mais de uma centena de Pequenas e Média Empresas. A Petapilot está também presente nos mercados francês e luxemburguês, e tem uma delegação comercial na Lituânia.
Por sua vez, a Peakit desenvolveu um produto pioneiro, a nível mundial, para a gestão de paróquias e dioceses, o qual, garante, constitui uma espécie de "simplex" para a gestão dos processos internos de instituições religiosas.
O portal chama-se Kyrios e pretende colocar a Igreja a falar uma linguagem actual. "Trata-se de uma plataforma de gestão integrada de informação, que promete facilitar a vida a párocos e paroquianos. Num único sítio da internet consegue-se gerir as páginas de cada departamento, introduzir os processos de casamentos ou baptizados, marcar as intenções de uma missa ou fazer gerir os donativos", detalha a empresa.
Sediada em Braga, a Peakit conta com 10 anos de actividade e tem projectos em Portugal e na Polónia.
A ESTGF assegura o modelo de parceria adoptado no centro de competências, agora criado em Felgueiras, "permitirá à Peakit e à PetaPilot ultrapassar a dificuldade que têm sentido nos últimos anos na captação de recursos humanos técnicos licenciados, possibilitando, ainda, a proximidade à comunidade científica, essencial para o desenvolvimento de produtos com elevada componente de inovação e com necessidades acentuadas de investigação e desenvolvimento".
Aliando a experiência e o conhecimento do mercado das duas empresas aos recursos deste pólo de ensino superior, os promotores da iniciativa consideram que "será possível desenvolver um determinado produto numa pequena região e fornecê-lo, em escala, para todo o mundo".