Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Documento mal arquivado é um documento perdido

A SavetoPDF quer digitalizar os arquivos em papel, tornando-os pesquisáveis e indexados. Não é uma empresa de gestão documental, mas sim de arquivo digital

19 de Maio de 2011 às 10:20
  • ...
SAVETOPDF Gonçalo Aranha (à esquerda) e Pedro Beja são dois dos fundadores da SavetoPDF, uma sociedade sediada em Santarém de arquivos digitais. A empresa tem quatro colaboradores e mereceu a atenção da Fundo de Inovação, a sociedade veículo presidida por Pedro Nunes. Está em fase de formalização a entrada da Fundo de Inovação no projecto, com um investimento de 25 mil euros, sendo 65% fundos europeus do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).



A SavetoPDF, sediada em Santarém, foi fundada em 2009 por Gonçalo Aranha, Pedro Beja e Luís Aranha Furtado de Mendonça.

A ideia surgiu pelo que Gonçalo Aranha diz ser a incoerência de se manterem elevados volumes de arquivo nas empresas e o desen-volvimento das tecnologias de informação. Por outro lado, "a função arquivo, talvez a última a ser implementada numa qualquer organização, apenas surge quando o arquivo já se encontra numa situação algo caótica" e, concretiza, "um documento mal arquivado é um documento perdido". A SavetoPDF faz isso mesmo. Arquivo digital e não baseado na internet. "Os nossos serviços englobam a transposição de um arquivo em suporte papel para um arquivo digital pesquisável e indexado", tornando "o acesso bastante mais rápido e acessível a mais utilizadores". A Garval, a Risa Consulting e o jornal Oje são alguns dos clientes. Gonçalo Aranha fala, no entanto, da necessidade dos documentos digitalizados terem carácter legal, como já acontece em Espanha.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio