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WPP reforça em Portugal com compra da agência BAR
A BAR vai unir-se à Ogilvy & Mather Portugal, dando origem a uma nova agência, que será liderada pelos fundadores da BAR.
A gigante da publicidade mundial WPP anunciou esta quarta-feira o reforço da sua presença no mercado português, com a aquisição da agência de publicidade Bomtempo, Anahory & Ralha – Serviços Criativos, S.A. (BAR).
Num comunicado, a companhia britânica adianta que a BAR vai realizar uma fusão com a Ogilvy & Mather Portugal, com a fusão das duas agências a dar origem a uma nova empresa que será denominada BAR Ogilvy. O valor do negócio não foi revelado.
Será liderada pelos fundadores da BAR: José Bomtempo, Diogo Anahory e Miguel Ralha. A BAR foi fundada em 2009 e, diz a WPP, criou uma "forte reputação criativa". Tem clientes como a Sagres, Millennium BCP, CUF, Nowo, TAP e Nespresso.
No mesmo comunicado, a WPP revela que a BAR consolidou receitas de 2,5 milhões de euros em 2016. E justifica esta aquisição da agência portuguesa com os efeitos do Brexit, que levaram a WPP a "dar ainda mais ênfase ao crescimento no mercado europeu, com destaque para Alemanha, França, Itália e Espanha".
Com "esta aquisição [da BAR] prossegue a estratégia de investir em importantes mercados e sectores", refere a WPP, que emprega cerca de mil pessoas em Portugal e gera receitas de 60 milhões de dólares.
"Estamos muito entusiasmados com este desafio. Acreditamos que a forma como trabalhamos combinada com as capacidades de uma das mais icónicas networks do mundo tornará a BAR Ogilvy num projecto relevante e único neste mercado", afirma Miguel Ralha, um dos fundadores da BAR Ogilvy, em declarações citadas pelo Dinheiro Vivo.
"Com a fusão destas duas marcas vamos combinar a excepcional capacidade criativa da BAR com as amplas competências de comunicação da Ogilvy Portugal em Publicidade, Customer Engagement, Digital e Social, Branding e Identidade, e Relações Públicas, e criar um projecto excepcional", afirma Tim Solomon, chairman da nova agência.