Notícia
Trabalhadores da RTP vão ter representante no conselho de opinião
Os trabalhadores vão ter um representante no conselho de opinião da RTP. O Governo já fez chegar ao Parlamento a sua proposta de alteração dos estatutos da RTP que vai englobar rádio e televisão.
A proposta de alteração dos estatutos da RTP vai alargar o conselho de opinião do grupo público de televisão e rádio, criando um lugar para um representante dos trabalhadores.
Os estatutos actuais da RTP não têm este lugar, prevendo, apenas, dois representantes de estruturais sindicais, o que se mantém na proposta de alteração. Mas o conselho de opinião da RDP prevê dois representantes designados pelos trabalhadores, tendo um deles de ser jornalista.
A outra entrada para o conselho de opinião da RTP é de um elemento do Conselho das Comunidades Portuguesas.
De resto a estrutura mantém-se.
O conselho de opinião vai ter novas competências, já que, como já noticiado, vai escolher dois elementos para o Conselho Geral e Independente, sendo mais dois destes membros designados pelo Governo. E serão estes quatro escolhidos a nomear mais dois elementos para o Conselho Geral e Independente, que é criado nestes novos estatutos, conforme já aprovado em Conselho de Ministros.
O Conselho Geral terá seis elementos, sendo nomeados por seis anos. No primeiro mandato, ao fim de três anos haverá um sorteiro para saber que três elementos se vão manter, para que não haja coincidência de todos os mandatos.
O Conselho Geral é que vai escolher o Conselho de Administração.