Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CM: Álvaro Sobrinho financia nova empresa dona do Sol e do i

A nova empresa dona dos jornais deverá ser financiada pelo ex-accionista da Newshold, que encerrou actividade e levou à reestruturação dos jornais i e Sol, segundo o Correio da Manhã.

Álvaro Sobrinho é o 37.º Mais Poderoso 2015
Foi empurrado para fora do Banco Espírito Santo Angola (BESA) e esta circunstância acabou por lhe dar um poder destrutivo, o de contribuir para a derrocada do império Espírito Santo, onde havia iniciado a sua carreira profissional. O apertar do cerco a Ricardo Salgado passou muito por dois jornais dos quais é proprietário, o i e o Sol, com informação. O poder destrutivo tem uma natureza efémera. Mas fica-lhe ainda a fortuna para apoiar o seu poder. Hoje é o maior accionista da SAD do Sporting.
02 de Dezembro de 2015 às 09:45
  • 5
  • ...

A nova dona do diário i e do semanáro Sol deverá ser financiada por um empréstimo de Álvaro Sobrinho, accionista da Newshold, empresa que decidiu encerrar actividade, noticia esta quarta-feira, 2 de Novembro, o Correio da Manhã.

O anúncio da saída da família Madaleno, de Álvaro Sobrinho, ex-presidente do BES Angola, foi feito na segunda-feira por Mário Ramires, ex-adminsitrador da Newshold e futuro director dos dois jornais, durante um plenário com todos os trabalhadores do grupo.

Esta decisão obrigou a implementar uma reestruturação que passa pelo plano de criar um novo projecto jornalístico, que deverá implicar a manutenção das duas marcas através da fusão das redacções, mas que acolherá apenas um terço do actual número de trabalhadores, cerca de 60. A ideia passa por o jornal i ser publicado de segunda a sexta-feira e o Sol passar a sair aos sábados.

Esta reestruturação em curso levará ao despedimento de cerca de 120 trabalhadores, a maioria dos quais jornalistas.

Na origem desta reorganização estão os prejuízos dos títulos, que em 2014 rondaram cerca de 8 milhões de euros, em conjunto.

Na segunda-feira, desde as 15:30 até ao final do dia, Mário Ramires, administrador da Newshold que vai transitar para a nova empresa, reuniu-se individualmente com os trabalhadores dos dois títulos para saberem se integram o novo projecto ou a lista de saídas.

Aos cerca de 60 trabalhadores foram convidados a integrar a redacção única, foram propostos cortes de ordenados. E, ao transitarem para a nova empresa, perdem regalias relacionadas com antiguidade, como férias ou futuras indemnizações.

No seguimento destas informações, no mesmo dia, o Sindicato dos Jornalistas adiantou que iria "solicitar uma reunião, com carácter de urgência, com a administração das referidas publicações, com vista à preservação dos dois jornais, assim como dos postos de trabalho agora ameaçados, renunciado à solução mais fácil do encerramento e do despedimento", de acordo com um comunicado emitido pela direcção nacional do Sindicato dos Jornalistas.

Além disso, o sindicato aconselhou os trabalhadores, "a não assinarem, por enquanto, quaisquer documentos que lhes sejam apresentados, nomeadamente autorizações que dispensem a empresa de apresentar uma caução para os créditos devidos aos trabalhadores".

Lançado em Maio de 2009, o jornal i teve entre Janeiro e Agosto deste ano uma média de circulação paga de 4.500 por edição, um aumento de 500 exemplares face ao mesmo período de 2014. Já o Sol, lançado em Setembro de 2006, caiu de cerca de 24 mil para 21 mil.

Ver comentários
Saber mais Sol Álvaro Sobrinho Sindicato dos Jornalistas Mário Ramires media imprensa Newshold
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio