Notícia
Produção industrial em Portugal cresce pela primeira vez desde o início da pandemia
A produção industrial subiu 3% em agosto, face ao mesmo mês do ano passado, depois de cinco meses consecutivos de fortes quebras.
A produção das fábricas portuguesas cresceu em agosto pela primeira vez desde o início da pandemia, refletindo o regresso à atividade de grande parte da economia.
De acordo com os dados revelados esta quarta-feira,30 de setembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a produção industrial cresceu 3% em agosto, face ao mesmo mês do ano passado, depois de cinco meses consecutivos de fortes quebras.
A última vez que este índice tinha registado uma variação homóloga positiva foi em fevereiro, no início da pandemia, com um crescimento de 1%.
Segundo o INE, o crescimento de 3% em agosto "foi particularmente influenciado pelo agrupamento de Energia, sem o qual o índice agregado teve uma variação de 0,9% (-8,3% em julho)".
A energia apresentou um crescimento de 13,6%, os bens Intermédios de 2% e os bens de consumo de 0,8%. O único contributo negativo para o índice geral ocorreu no agrupamento de bens de investimento que, ainda assim, passou de uma taxa de variação de -14,3%, em julho, para -1,1% em agosto.
Olhando para a evolução em cadeia, a produção industrial aumentou 10% face a julho, depois da subida de 12,6% no mês anterior, e de 11,2% em junho.