Notícia
Portuguese Sardine com ouro comestível em Nova Iorque
Um ano depois de ter aberto O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa no coração da Times Square, num investimento de 4,5 milhões de euros, o grupo O Valor do Tempo exibe agora uma joia da Oficina de Filigrana de Portugal na Big Apple.
Fundada em 1942, a Comur "conheceu o auge da indústria conserveira portuguesa durante a II Guerra Mundial e entrou em declínio décadas mais tarde, como centenas de outras fábricas do setor em Portugal, caindo na armadilha da indiferenciação e de uma política de baixo preço", explica o grupo O Valor do Tempo, que adquiriu a fábrica da Murtosa em 2015, revitalizando a empresa e fazendo brilhar as suas conservas através d’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa.
Com mais de duas dezenas de lojas d'O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa no nosso país, a Valor do Tempo abriu no coração da Times Square, em Nova Iorque, no verão passado, a The Fantastic World of the Portuguese Sardine, a primeira loja da marca fora de Portugal, num investimento da ordem dos 4,5 milhões de euros.
Os milhares de visitantes que diariamente passam por aquela icónica praça nova-iorquina e por esta loja têm agora a oportunidade de apreciarem uma joia em filigrana portuguesa: uma lata de conservas que replica fielmente o "lingote" – a mais requintada conserva da "Portuguese Sardine", com delicados filetes de sardinha sem pele e sem espinha e com ouro comestível.
Em comunicado, O Valor do Tempo começa por enfatizar que Sharon Stone, Cecília Krull, Cristina Ferreira, Carla Bruni, Úrsula Corberó, a Rainha Letícia de Espanha e a Princesa Mary da Dinamarca elegeram a Filigrana de Portugal como joia, reforçando o seu estatuto enquanto um dos mais relevantes ícones nacionais.
A propósito, a filigrana recebeu, há meia dúzia de anos, a categoria de certificação evidenciando as especificidades e características que a distinguem, conferindo-lhe a capacidade de se reinventar e inovar.
Ora, "quando, em 2021, o grupo O Valor do Tempo se interessou pela Filigrana de Portugal certificada juntando ao seu portfólio de marcas a centenária Joalharia do Carmo, estabeleceu um protocolo com a entidade certificadora e os municípios onde se produz a Filigrana", relembra, explicando que este protocolo "reafirma o modelo de economia social do grupo com foco nos artesãos, assegurando a continuidade da arte e da profissão, enquanto garante ao consumidor estar perante joias únicas, integralmente feitas à mão, avessas à produção industrial"
Entretanto, um dos mais promissores artesãos da filigrana, Adelino Soares, criou uma joia muito singular para a Oficina de Filigrana de Portugal, uma das áreas de negócio d’O Valor do Tempo.
"Com genes filigranados - a mãe foi enchedeira e o avô foi mineiro - Adelino Soares colocou a tecnologia ao serviço da tradição, usando-a a favor da sua arte artesanal. E assim nasceu das suas mãos uma lata de conservas que replica fielmente o ‘lingote’ – a mais requintada conserva da Portuguese Sardine, com delicados filetes de sardinha sem pele e sem espinha e com ouro comestível", afiança a dona da rede O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa.
Com o grupo O valor do Tempo que o desenho e produção da estrutura deste lingote em filigrana demorou três dias a executar, aos quais se adicionaram 30 horas só para o enchimento usando 28 metros em fios de 0,22 mm, tão finos quanto a espessura de um cabelo.
"Uma verdadeira obra de arte galvanizada a ouro de 1,5 micron, que pode agora ser contemplada no local onde mais sentido faz - Times Square, Nova Iorque, a montra do mundo por excelência, e onde Portugal brilha cada vez com mais intensidade", enfatiza o grupo.
Apesar de se trabalhar a filigrana sobretudo em ouro e prata, o artesão adianta: "Estamos a desenvolver a produção da filigrana em platina, algo que não existe atualmente, para elevar a um novo patamar a arte da Filigrana de Portugal no mundo."
Além da conserveira Comur e da rede O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, O Valor do Tempo detém ainda a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, o Museu da Cerveja e do Pão, A Brasileira do Chiado, a Mensagem de Lisboa, a Confeitaria Peixinho, a Joalharia do Carmo, o hotel Hästens Sleep Spa, a Casa Pereira da Conceição, o Figurado de Barcelos e a Silva & Feijóo, num total de cerca de meia centena de lojas e mais de 650 trabalhadores.