Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Britânico Arrow compra Viriato e salva 113 empregos em Gandra

O fundo colocou um novo CEO, Jorge Neto Morgado, à frente da Viriato Hotel Concept, empresa especializada no fabrico de mobiliário e decoração de hotéis.

30 de Março de 2023 às 09:00
  • ...

Viriato Rocha nasceu em Paredes, em 1924, no seio de uma família pobre com cinco filhos, tendo começado a trabalhar ainda criança, como "moço da cola", numa marcenaria. E aos 28 anos comprou a oficina de 100 metros quadrados ao patrão.

 

"Junto com os primeiros colaboradores - os irmãos Elias Silva e, depois, Américo Silva e o amigo Alberto Santos, começou a desenhar, produzir e comercializar os seus próprios móveis, dedicando-se a vender para o mercado doméstico e para pequenos revendedores", reza a história oficial da Viriato, a empresa da família Rocha, cuja fábrica se situa em Gandra, concelho de Paredes, a apenas dois quilómetros da oficina original.

 

Em 2014, já como especialista em mobiliário e decoração de hotéis e sob a liderança de António Rocha, filho do fundador, a Viriato Hotel Concept é intervencionada pelos seus seis bancos credores, liderados pelo Novo Banco, que afastaram a família Rocha dos comandos da empresa, impuseram um plano de reestruturação e fizeram um saneamento financeiro. É que a facturação tinha no ano anterior afundado 40% para 13 milhões de euros, com a dívida a chegar aos 23 milhões de euros.

 

Com a intervenção do sindicato bancário e um gestor profissional a comandar a empresa, a Viriato Hotel Concept viria a fechar 2016 com vendas de 17 milhões de euros, dos quais 95% gerados nas exportações, tendo como clientes algumas das maiores e mais luxuosas cadeias hoteleiras, como Marriott, Sheraton, Méridien, Intercontinental, Hilton, Club Med e Mandarin.

 

"Fundo acordou um programa significativo de financiamento à Viriato SGPS"

 

Entretanto, o negócio tem vindo a degradar-se nos últimos anos, com quebras nas receitas, problemas de tesouraria e a pressão da dívida a sufocar uma empresa que emprega mais de uma centena de pessoas.

 

30 de março de 2023: meia dúzia de anos depois de o seu principal credor ter sido comprado pelo fundo norte-americano Lone Star, o fundo britânico Arrow Global - que comprou recentemente o resort Vilamoura World à Lone Star – adquiriu a Viriato Hotel Concept.

 

"O fundo de investimento Arrow Global ACO II, gerido pela Arrow Global, acordou um programa significativo de financiamento à Viriato SGPS, empresa detida pela família Ferreira da Rocha", revela a Restart Capital, em comunicado.

 

Esta empresa do grupo Arrow apresenta-se como especializada na reestruturação e revitalização empresarial, tendo sido a responsável, em representação do ACO II, pela gestão e execução do processo "e terá a seu cargo, também, o acompanhamento do desenvolvimento futuro do negócio", realça, sem avançar valores do investimento nem indicadores económico-financeiros da Viriato, referindo apenas que "conta com 113 colaboradores".

 

Além do novo investimento, e sem assumir que estamos perante a compra da Viriato, a Restart Capital anuncia também que a empresa de Gandra passa a ter um novo CEO, Jorge Neto Morgado, "um executivo com experiência de gestão em vários setores (consultoria financeira e estratégica, gestão hospitalar, retalho alimentar e energia) e em diferentes empresas com presença internacional", enfatiza a empresa da Arrow.

 

Jorge Neto Morgado, que passou pela Deloite e foi administrador da Lusíadas Saúde ou da CCEnergia, entre muitas outras empresas, terá agora a missão de "dar a volta" àquele que é apresentado como "um dos principais ‘players’ portugueses da indústria de ‘Furniture, Fixtures and Equipment (FF&E)", encontrando-se "presente em cinco continentes e exportando cerca de 80%" da sua produção, sendo "referenciado como fornecedor de referência das maiores cadeias hoteleiras internacionais".

 

"A Viriato é uma referência para muitas das maiores cadeias hoteleiras mundiais"

 

"Estamos muito satisfeitos com este acordo. Desde logo, porque a Viriato Hotel Concept é uma empresa com muita história e tradição no país e uma referência para muitas das maiores cadeias hoteleiras mundiais. Depois, porque Portugal continua a ser estratégico para nós, tanto no aumento das capacidades da Viriato como nos investimentos significativos feitos em ‘hospitality’ e, ainda, no acompanhamento de várias oportunidades de negócio através do apoio a negócios familiares que precisam de capital", afirma Paulo Barradas, CEO da Restart Capital.

 

Já António Rocha, "acionista da Viriato SGPS", afirma que "este é um novo ciclo para a Viriato, o que nos deixa muito satisfeitos pela continuidade da empresa que conta já com 71 anos de experiência".

 

"Ter um parceiro forte e dinâmico como a Arrow Global, com forte presença internacional e visão integrada do negócio, é algo que nos vai impulsionar ainda mais e reforçar a posição que temos enquanto referência no setor", remata Rocha.

 

Trata-se de mais um investimento em Portugal da Arrow Global, grupo que detém atualmente a Restart Capital, Details Hotels & Resorts, Whitestar, Norfin e Hefesto, sendo que os fundos que gere têm participações no Vilamoura World e adquiriu recentemente o grupo Dom Pedro Hotels.

 

"Este investimento pelo Fundo da Arrow é mais um passo relevante no processo de consolidação das nossas atividades em Portugal", salienta João Bugalho, CEO da Arrow Global Portugal.

 

Ver comentários
Saber mais viriato hotel concept mobiliário decoração hotéis viriato sgps arrow global restart capital paulo barradas antónio rocha viriato rocha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio