Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Altri volta a subir preços da pasta de papel em dezembro. Ações disparam 5%

A empresa vai acompanhar o novo aumento do preço da pasta para dezembro realizado pela Suzano, que além do aumento de 20 dólares por tonelada para a China, anunciou um novo aumento de preços para a Europa e EUA, mas de 80 dólares por tonelada.

Apesar de a Altri ser a cotada do PSI com maior fatia do capital em posições a descoberto, a atual parcela de 3,14% fica abaixo dos 4,28% que chegou a ter no final de junho.
Pedro Catarino
20 de Novembro de 2023 às 13:09
  • 4
  • ...
As ações da Altri escalaram esta segunda-feira 5%, no mesmo dia em que a empresa anunciou que vai acompanhar o novo aumento do preço da pasta do papel para dezembro realizado pela Suzano.

A empresa brasileira, que é a maior produtora mundial de pasta branqueada de eucalipto (BEKP), anunciou um novo aumento do preço para dezembro, tanto para a Ásia como para a Europa e EUA.

Além do aumento de 20 dólares por tonelada para a China, anunciou uma nova subida de preços para a Europa e EUA, mas de 80 dólares por tonelada.

Com este aumento, o preço de referência para a tonelada de pasta passa para 1.250 dólares nos EUA e supera os 1.000 dólares na Europa (1.060 dólares).

Este é o sexto aumento de preços consecutivo que a empresa faz na Ásia, mas o quarto consecutivo na Europa e na América do Norte. O primeiro foi em setembro.

"A Altri vai acompanhar este aumento de preços", diz fonte oficial da empresa, em declarações ao Negócios.

Nos resultados referentes aos primeiros nove meses do ano e ao terceiro trimestre a empresa liderada por José Soares de Pina já salientava que que apesar do mercado europeu e norte-americano continuarem a demonstrar algum abrandamento, "assiste-se a uma forte procura da China", sendo que "os sucessivos aumentos de preços no mercado chinês estão a ter impacto positivo nos preços na Europa", o que reforça "a perspetiva positiva para os últimos meses deste ano e para 2024".

A Altri registou nos primeiros nove meses deste ano um resultado líquido de 28,2 milhões de euros, o que revela uma quebra de 76% face aos 117,6 milhões apresentados no mesmo período de 2022.

No mesmo dia deste anúncio, os títulos da produtora de pasta de papel valorizaram 5,06% para 4,90 euros, tendo entretanto "aliviado" para uma subida de 4,33% para 4,86 euros. Desde o início do ano, a empresa ganhou 21,30% em bolsa.
Ver comentários
Saber mais Títulos Preços Ações Altri Estados Unidos China
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio