Notícia
Sonae Imobiliária vende 50% da SPEL por 17,4 milhões (act.)
A Sonae Imobiliária anunciou hoje que concluíu a venda dos 50% que detinha na SPEL, por 17,4 milhões de euros, à empresa espanhola SABA, pertencente à Acesa Infraestructuras, que passa a controlar 100% da companhia de parques de estacionamento.
A promotora imobiliária do grupo Sonae salienta, em comunicado, que a alienação foi «hoje concluída». A SPEL gere actualmente «um total de 16.953 lugares de estacionamento em 24 parques situados em cidades como Porto, Lisboa, Viseu e Matosinhos».
O acordo para a venda da SPEL tinha já sido anunciado na apresentação de contas do primeiro trimestre deste ano, pela Sonae Imobiliária, o que levou, dias depois a um desmentido por parte do grupo Acesa ao mercado espanhol.
Na altura, o grupo espanhol desmentiu «categoricamente» tal operação. Hoje o grupo espanhol comunicou oficialmente o negócio ao mercado, quase em simultâneo com a mensagem da Sonae em Portugal, adiantando que o negócio foi encerrado no Porto, com a presença do director da Saba, Joan Front.
A empresa espanhola acrescenta ainda que tem como objectivo prosseguir o desenvolvimento da sua política de crescimento selectivo «tal como está previsto no plano estratégico da companhia, que prevê uma interessantes capacidade de crescimento do mercado luso neste sector».
A Saba, que em 2002 facturou 86,59 milhões de euros, gere actualmente 98.875 lugares de estacionamento em Espanha, Itália, Portugal, Marrocos e Andorra.
As acções da Sonae fecharam inalteradas nos 0,39 euros.