Os preços das casas em Portugal aumentaram 7,9% no primeiro trimestre face ao mesmo período do ano passado, o que representa a subida mais acentuada desde que estes dados são recolhidos pelo INE.
A subida recorde coloca Portugal em destaque no panorama europeu, como é perceptível no mapa em cima, que foi elaborado com base nos dados que o Eurostat publicou esta semana.
Entre países da Zona Euro, apenas a Lituânia (10,2%), Letónia (10,1%) e Irlanda (8,9%) registaram aumentos mais pronunciados. Tendo em conta todos os países da União Europeia, estados como a República Checa e a Bulgária também registaram aumentos superiores.
Na comparação com os três últimos meses do ano passado, os preços das casas em Portugal aumentaram 2,1%, o que também representa um dos crescimentos mais elevados entre os países da Zona Euro.
Em média, nos países que partilham a moeda europeia os preços das casas aumentaram 4% no primeiro trimestre, pelo que preços das casas em Portugal estão a crescer praticamente ao dobro do ritmo registado pelos países do euro.
Apesar do recorde registado no primeiro trimestre, a tendência de forte subida dos preços das casas não é de agora. Desde o primeiro trimestre do ano passado o aumento homólogo dos preços é superior a 6%.