Notícia
Portugal e Espanha com eletricidade mais cara da Europa no Natal
O preço da eletricidade no mercado grossista ibérico vai recuar mais de 27% este sábado, dia de Natal, mas será o mais elevado da Europa.
O preço da eletricidade no mercado ibérico "celebra" o Natal com o valor mais elevado de toda a Europa. Segundo o OMIE, o operador que gere o mercado ibérico diário e intradiário, o preço médio vai chegar aos 226,42 euros por megawatt hora (MWh) em Portugal e Espanha.
O valor traduz uma descida de 27,2% face aos , mas os países ibéricos terão mesmo a luz mais cara no Natal, uma vez que os países onde os preços esta sexta-feira superavam os de Portugal e Espanha apresentam descidas mais pronunciadas. França vai registar uma queda de 31,7%, para os 218,11 euros, enquanto na Suíça os preços afundam 42,2%, para os 210 euros.
Os níveis históricos dos preços da eletricidade devem-se aos elevados preços do gás nos mercados nacionais, bem como ao aumento dos custos das licenças de emissão de CO2 e à diminuição da produção através de fontes renováveis, nomeadamente as eólicas, o que faz com que a produção renovável não seja suficiente para dar resposta à procura do sistema.