Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Joint venture" da EDPR com a Engie fecha venda de 16,6% em éolica offshore na Escócia

A Ocean Winds, detida em partes iguais pela EDP Renováveis e pela francesa Engie, concluiu a venda anunciada em outubro do ano passado.

Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 07 de Maio de 2024 às 17:46
A Ocean Winds, "joint venture" detida em partes iguais pela EDP Renováveis e pela francesa Engie, concluiu a venda a
um conjunto de fundos geridos pela Equitix Investment Management 
de uma participação de 16,6% no parque eólico offshore Moray East, na Escócia, indicou esta terça-feira a empresa liderada por Miguel Stilwell.

O acordo para a alienação da posição minoritária no parque eólico com uma capacidade de 950 MW tinha sido anunciado a 2 de outubro do ano passado.

A EDPR assinala que "c
om esta transação, que faz parte da estratégia de investimento da Ocean Winds, Moray East implica um múltiplo EV/MW estimado para a EDPR de £3,7M/MW (€4,3M/MW) à data de comissionamento, incluindo investimentos e dívida referentes à transmissão, e o fluxo de caixa operacional".

O parque eólico escocês passa a ser controlado a 40% pela Ocean Winds, a 33,4% pela Diamond Green Limited e a 26,6% pela Equitix, detalha ainda o comunicado.

Face ao anúncio realizado a 2 de outubro verifica-se que a China Three Gorges deixou de ser acionista do parque escocês, onde detinha uma participação de 10%. Essa posição terá sido alienada pelo maior acionista da EDP aos fundos geridos pela Equitix, uma vez que a esta entidade era imputada, em outubro, uma participação de 16,6% após a operação agora concluída.

O comunicado hoje divulgado aponta, no entanto, para que Equitix detenha 26,6%. A China Three Gorges tinha adquirido a participação de 10% no Moray East em 2017, por 35 milhões de libras.

Ver comentários
Saber mais EDP Renováveis Ocean Winds venda Engie Equitix eólica offshore Escócia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio