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ICBC reduz montante e estende prazo de financiamento à REN
O Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) reduziu para 120 milhões de euros o seu financiamento à REN e alargou até 2020 o prazo de disponibilização desse montante.
O prazo do financiamento concedido pelo ICBC à REN e à sua subsidiária integralmente detida REN Finance BV foi estendido até 2020 e o montante a disponibilizar ao abrigo desse contrato foi reduzido para 120 milhões de euros, informa em comunicado à CMVM a empresa liderada por Rodrigo Costa.
Este contrato de financiamento foi anunciado há dois anos, a 12 de Novembro. Na altura, a REN disse que o prazo de financiamento era de cinco anos e que o montante a disponibilizar era de 160 milhões de euros.
State Grid assumiu quatro compromissos na privatização da REN
1. O primeiro objectivo da parceria estratégica entre a REN e a State Grid era o "reforço da posição de liderança da REN em Portugal" e a "promoção do envolvimento da REN nas interligações do mercado ibérico com o resto da Europa e com o Norte de África". A REN entrou entretanto no projecto Medgrid (para desenvolver ligações ao Norte de África), mas o reforço da ligação da Península Ibérica a França continua a enfrentar resistências.
2. A segunda área de cooperação assentava na expansão internacional da REN, nomeadamente em Angola e Moçambique, com duas "joint ventures" entre a REN e a State Grid. Também no Brasil e na China a REN deveria ser chamada a prestar serviços. Até ao momento, contudo, as oportunidades fora de Portugal ainda não geram receitas relevantes para a REN.
3. Um terceiro objectivo da parceria entre a REN e a State Grid era a partilha de competências tecnológicas e de "know how". Um ponto que já se traduziu na criação do centro de investigação R&D Nester, com um investimento de 12 milhões de euros. O facto de a REN ter passado a ter um "chief technological officer" chinês (administrador com o pelouro da tecnologia) deu um peso institucional a este vector.
4. O acordo entre as duas empresas contemplava ainda os compromissos de financiamento: um banco chinês emprestaria mil milhões de euros à REN, havendo outros três bancos disponíveis para financiar a empresa. Até agora, a REN já obteve 800 milhões do China Development Bank. Adicionalmente, contratou 160 milhões de euros com o ICBC e 200 milhões com o Bank of China.