Notícia
Galp assina acordo de 10 anos com a Nigeria LNG para fornecimento de gás natural
A Galp Energia anunciou hoje que fechou um contrato com a Nigeria LNG Limited para o fornecimento de gás natural liquefeito por um período de 10 anos.
"A Galp informa que assinou um Acordo de Compra e Venda (SPA) com a Nigeria LNG Limited (NLNG) que garantirá o aprovisionamento de um milhão de toneladas anuais (mtpa) de GNL, a partir dos trains 1, 2 e 3 da NLNG", refere um comunicado da empresa liderada por Carlos Gomes da Silva.
Trata-se de um novo contrato e não da renovação de um anterior, sendo que a Galp Energia já importava gás natural liquefeito da Nigéria, bem como de outros países, como a Argélia.
A Nigeria LNG é detida em 49% por uma empresa estatal deste país africano, sendo o restante capital detido pelas petrolíferas internacionais Shell, Total e Eni.
A Galp adianta que contrato estará em vigor por um período de 10 anos, com início em outubro de 2021. "Este contrato enquadra-se na estratégia da Galp, ao assegurar aprovisionamento de longoprazo balanceado e competitivo para as atividades internacionais de gás natural, contribuindo para o desenvolvimento de soluções de energia eficientes e ambientalmente sustentáveis", refere um curto comunicado enviado pela empresa junto da CMVM.
Em maio de 2018 a Galp tinha assinado um acordo semelhante com a Venture Global LNG para a aquisição de gás natural liquefeito (GNL), durante 20 anos, de um milhão de toneladas por ano (mtpa) a partir do terminal de Calcasieu Pass, no Louisiana (EUA).