Notícia
Eni descobre "super gigante" depósito de gás natural no Mediterrâneo
A petrolífera italiana, que já foi parceira da Galp, descobriu uma reserva "super gigante", nas suas palavras, ao largo do Egipto, no Mar Mediterrâneo.
A petrolífera italiana Eni descobriu uma reserva "super gigante", nas suas palavras, de gás natural nas águas profundas ao largo do Egipto.
Em comunicado, a empresa, que já foi parceira da Galp, diz ter feito a descoberta na sua prospecção Zohr, no Egipto. Uma reserva que pode debitar potencialmente 30 biliões de pés cúbicos (cerca de 850 mil milhões de metros cúbicos), o que a Eni diz ser equivalente a 5,5 mil milhões de barris de petróleo. Em 100 quilómetros quadrados.
Zohr é, assim, de acordo com o comunicado da Eni a maior descoberta de gás feita no Egipto e no Mar Mediterrâneo. "A Eni vai avaliar, de imediato, o campo com o objectivo de acelerar o desenvolvimento desta descoberta".
O presidente executivo, Claudio Descalzi, encontrou-se recentemente com o presidente do Egipto, Abdel Fattah Al-Sisi, tendo também tido reuniões com o primeiro-ministro, Ibrahim Mahlab, e o ministro do petróleo e Recursos Naturais, Sherif Ismai, para actualizar as descobertas. A exploração da área foi atribuída à Eni em Janeiro de 2014 por concurso internacional.
A Eni acrescenta que está presente no Egipto desde 1954 e até disponibiliza no seu "site" uma infografia que mostra onde está presente e o que tem estado a fazer.