Notícia
EDP Renováveis produziu mais 5% de energia até Setembro
A EDP Renováveis aumentou a electricidade produzida durante os primeiros nove meses do ano, num período em que a capacidade instalada também cresceu.
A EDP Renováveis terminou os primeiros nove meses do ano com 14.369 gigawats/hora de electricidade produzida, o que corresponde a um aumento de 5% face a igual período do ano passado, de acordo com o relatório divulgado esta quarta-feira, 15 de Outubro, pela empresa na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Com excepção de Espanha, todos os mercados onde a empresa liderada por Manso Neto opera contribuíram para esta evolução. Em Espanha a queda foi de 3%, mas em Portugal o aumento foi de 5%. Já no resto da Europa o crescimento foi de 29%. No Brasil a produção aumentou 13%.
O factor de utilização estabilizou nos 29% em Setembro, num período em que todos os mercados registaram factores de utilização superiores a 20%. A eléctrica realça que este valor evidencia "o equilíbrio da diversificada carteira de activos, e a elevada qualidade dos seus parques eólicos devido ao distinto know-how na avaliação do potencial eólico."
"Nos últimos 12 meses a EDPR adicionou 281 MW à capacidade consolidada integralmente e 92 MW (atribuíveis à EDPR) referentes à sua participação no consórcio Eólicas de Portugal", acrescenta a mesma fonte.