Notícia
EDP distribui mais electricidade e menos gás no primeiro trimestre
Espanha foi o mercado responsável pela queda na distribuição de gás na Península Ibérica entre Janeiro e Março deste ano. Já a distribuição de electricidade aumentou em Portugal, Espanha e Brasil.
A EDP distribuiu mais electricidade e menos gás entre Janeiro e Março de 2015 na Península Ibérica face ao período homólogo do ano passado.
Segundo os dados previsionais apresentados esta quarta-feira, que servem de termómetro para as contas a revelar a 7 de Maio, no cômputo total da energia distribuída em Portugal e Espanha nos três primeiros meses do ano, a eléctrica presidida por António Mexia registou um recuo de 7%, "reflexo da venda de activos de gás em Espanha no quatro trimestre de 2014". Excluindo o impacto desta venda, "a energia distribuída teria crescido 2%", refere a EDP.
No caso da electricidade distribuída, a EDP alcançou 15.289 gigawatts/hora (GWh) nos primeiros três meses deste ano, o que representa um aumento de 1,5% face ao período homólogo. Portugal, o principal mercado neste ramo de actividade, reportou uma subida de 1,6%, e Espanha conseguiu distribuir mais 0,7% de electricidade do que no primeiro trimestre de 2014.
Relativamente ao gás em Portugal a distribuição aumentou 2,6% no período em análise. Já em Espanha, que neste caso é o principal mercado, afundou 35% ao passar de 13.555 GWh nos primeiros três meses de 2014 para 8.844 no mesmo período deste ano. Assim, a distribuição de gás no conjunto da Península Ibérica desceu 30%.
No Brasil, a electricidade distribuída subiu 0,6%, com o aumento da procura nos segmentos residencial, comercial e rural a compensar o decréscimo da procura industrial.